quarta-feira, julho 31, 2013

Você falou em cem...
JUBIABÁ

Episódio Nº 72

Concedeu a revanche a Vicente. Venceu novamente. Luigi andava feito maluco e só falava em vir para a Rio. Entabulara conversações com empresários da capital do país. António Balduíno amava mulatas no areal, bebia na “Lanterna dos Afogados”, ria nas ruas da cidade a sua gargalhada clara.


Apareceu por lá um campeão carioca de boxe. Desafiou todo o mundo, fez um barulho enorme. Acertaram uma luta com António Balduíno. Houve um grande interesse na cidade pelo choque dos dois campeões.

 Na véspera da luta António Balduíno conversava na “Lanterna dos Afogados”, quando foi procurado pelo empresário do campeão carioca.

 - Boa noite…

 - Boa noite…

António Balduíno oferece cerveja.

 - Eu queria falar com você em particular.

O Gordo e Joaquim foram para outra mesa.

 - É o seguinte: você sabe. Cláudio não pode perder…

 - Não pode perder?

 - Pelo seguinte: ele está me custando muito dinheiro. Se ele perder de você não pode lutar mais aqui… Não é?

 - E…

- Mas se ele ganhar luta de novo com outros… Paga a despesa.

 - E daí?

 - Eu lhe dou 100$00 para você perder. Depois você tem a revanche.

António Balduíno levantou a mão, mas a largou em cima da mesa.

 - Você falou com Luigi?

 - Luigi é um trouxa… Ele nem precisa de saber disto…

Sorriu:

 - E depois da gente ir embora, você tem a revanche… Está bem?

 - O dinheiro está aí?

 - Lhe dou depois da luta.

 - Não. Eu não vou nisso. Se quiser dar hoje…

 - E se você não perder?

 - E se depois de eu perder e me esculhambar você não me pagar?

António Balduíno tinha levantado. O Gordo e Joaquim espiavam da outra mesa.

 - Não é preciso brigar – disse o empresário – sente…

Olhou para o negro que emborcava o cálice de cachaça:

 - Acredito em você… Pegue aqui por baixo da mesa…

António Balduíno pegou o dinheiro. Viu que eram cinquenta mil réis:


 - Você falou em cem!...

Site Meter