FRANCISCO JOSÉ - GUITARRA TOCA BAIXINHO
(1924/1988)
Iniciou sua carreira no liceu no qual estudava quando se apresentou no Teatro Garcia de Resende e se profissionalizou aos 24 anos de idade, sendo obrigado a interromper o curso de Engenharia quando estava no terceiro ano.
Teve seus maiores sucessos na balada romântica Olhos Castanhos, lançada em 1951, e Guitarra Toca Baixinho, em 1973.
Quando começou a cantar, já finalista do curso, foi inscrito num programa da rádio que existia na altura, de Igrejas Caeiro, por colegas de curso.
Foi professor Universitário, cargo que tinha na altura da sua morte. Era irmão do geólogo Professor Doutor Galopim de Carvalho.
Fixou-se definitivamente no Brasil mas regularmente regressa a Portugal onde, em 1964, é protagonista de um "incidente diplomático" ao revelar em directo num programa de variedades, que os artistas portugueses eram mal pagos pelas suas participações, enquanto as vedetas internacionais recebiam pequenas fortunas. Não voltará a actuar em Portugal até 1980.
Em 1973, apresentará o seu maior êxito de sempre entre nós com Guitarra Toca Baixinho. Na década de 80 regressará definitivamente a Portugal falecendo em 1988.
Voz romântica por excelência, do melhor que tivemos.
<< Home