sexta-feira, outubro 25, 2013

JUBIABÁ

Episódio Nº 146


SORTE


Não confies em pessoas que te adulam porque tudo é falso. És ainda ingénua para julgares a todos por ti. Tens um bom coração e não julgas ninguém mau. Mas tudo isso não inspira grande cuidado porque nasceste numa boa estrela.

A tua mocidade será uma correnteza de amores e terás no amor muitas desavenças. Casarás por fim com um rapaz a quem menos importância darás no princípio e por fim tomará posse no teu coração, que será o único que amará a vida inteira com verdadeiro afecto.

Darás luz a três lindos bebés, os quais criarás com muito cuidado e te trarão verdadeira paz ao coração. Viverás 80 anos. Terás sorte na Lotaria com o nº o4554 – S.U.O.

Rosenda riu. António Balduíno avisou:

 - Você vai parir três vezes…

 - Uma cigana disse que eu ia ter oito filhos. E que ia fazer uma viagem grande. A viagem já fiz. Vim do Rio para a Baía. Ela acertou.

Mas António Balduíno pensa no pedaço da “SORTE” em que diz: “a sua mocidade será uma correnteza de amores e terás no amor muitas desavenças”.

Decididamente ele está enrabichado pela negra. Até parece que ela fez mandinga com Jubiabá. Jubiabá não veio à feira. Ainda é cedo para ele.

Hoje é sábado e vai muita gente procurar o pai de santo. Gente que sofre. Uns doentes que querem remédios para o corpo: feridas, tuberculose, lepra, moléstias da vida. Jubiabá vai distribuindo folhas e rezas.

Outros vêm porque sofrem traição de mulher, ou porque desejam uma mulher que não dá ousadia, vêm em busca de feitiços fortes, de mandinga, de coisa feita. No domingo as ruas amanhecem cheias de mandinga.

Pai Jubiabá protege amores, acaba amores, arranca mulher da cabeça de homem, bota homem na cabeça de mulher. Sabe segredos de graúdos, sabe da vida dos pobres, o que é que ele não sabe na sua casinha do morro do Capa Negro?

Mais tarde ele virá arrimado ao bordão. Já curou gente, já acertou os negócios de muitas pessoas. Chegará ali onde eles param agora. O Gordo já chegou com o urso.

António Balduíno atrapalha sempre a vida do Gordo. O Gordo está muito bem vendendo os seus jornais quando Balduíno chega e arranja outro negócio. Ele larga os jornais, segue o amigo.

De repente tudo acaba e o Gordo volta a apregoar jornais com a sua voz sonora e triste. Agora está com esse urso pra cima e pra baixo. No princípio ele tinha medo do urso. Mas depois se acostumou com o bicho, e como sua avó já morreu, é todo carinho com o urso que tem comida farta mesmo que o Gordo fique com fome.

O urso está ali amarrado pelo focinho, pronto para ganhar a vida. Camponeses se reúnem em redor do Gordo que inventa uma história para o urso.

Mas ele se encontra com uma dificuldade: urso terá anjo da guarda?

Site Meter