quarta-feira, dezembro 04, 2013

Vamos jantar juntos e de barriga cheia decidiremos melhor...
JUBIABÁ

Episódio Nº 180




O americano apoia com a cabeça e com yes. Ele não quer acreditar que o doutor Gustavo Barreiras, que é um homem culto e inteligente (Gustavo se inclina) possa pensar tão impatriòticamente, que queira ver o nome do país arrastado à lama no estrangeiro.

Que os operários não pensem nisso, é justo. São uns ignorantes que já têm mais do que o devido e que são arrastados pelos homens alheios ao meio.

Ele não quer se referir – frisa bem – ao doutor Gustavo Barreiras, cuja honestidade conhece e cujo talento admira.

Gustavo se inclina novamente e murmura: eu nunca pensaria. Minha honra está acima de qualquer suspeita. A companhia para não deixar o povo na falta de coisas essenciais à sua vida concederia 50% do aumento pedido pelos operários. Além disso nada feito.

Chegara a hora de jantar. E a conferência termina sem resultados. O governador se retira. O americano oferece o automóvel para conduzir Gustavo. O advogado da companhia fala:

 - Vamos jantar juntos e de barriga cheia discutiremos melhor…


Como é confortável aquele «Hudson» pensa Gustavo ao se recostar no automóvel entre o americano e o advogado. O americano oferece charutos.

Vão algum tempo em silêncio. O automóvel é macio, o chofer fardado. Correm colados aos trilhos. O advogado pergunta ao americano.

 - E aquela ideia sua, mister Tomás?

 - Ah! Yes…

O advogado explica a Gustavo:

 - Veja o que é coincidência, doutor… Ainda há dias falámos no senhor…

 - Yes, Yes – faz o americano puxando uma fumaça no charuto.

 - Eu já me sinto cansado, estou velho.

 - Não diga isso.

 - Não digo que ainda não advogue, isso não. Mas o serviço da companhia é muito pesado para mim. Estivemos pensando, eu e mister Tomás, em convidar alguém para ocupar o lugar de segundo advogado da companhia que comporta bem dois advogados. E pensámos no senhor… Não, não pense que é para lhe agradar. Não senhor…

Gustavo suspende o gesto que dizia que a sua consciência não permitia cambalachos e afirma que nunca iria pensar que o doutor Guedes o quisesse comprar. Não era capaz de pensar tal coisa.

A companhia pensou no senhor, digo melhor dizendo que mister Tomás e eu (Gustavo agradece) pensámos, devido às suas ligações com os sindicatos de trabalhadores da companhia.

O senhor é advogado dos operários. Representa na companhia o pensamento daqueles humildes trabalhadores. Seria uma ligação entre o operariado e a companhia.

Site Meter