sexta-feira, março 07, 2014

A cadlinha do 5º andar era assim como esta...
A Cadelinha

do 5º Dto




Na vida, as recordações somam-se aos anos e na manhã daquele mês de Outubro, à mesa do meu Café, lembrei-me da vizinha do 5º Andar Dto.

Num dia, igual a tantos outros, quando saía para tomar o meu café matinal com a meia torradinha barrada com azeite de um lagar próximo da aldeia dos meus avós, lá estava, colado ao vidro da porta do prédio, aquele papel das Agências Funerárias com a cruz negra, bem visível, a anunciar a morte de um dos moradores.

Era a minha vizinha do 5º Dto com quem me cruzava frequentemente quando ela levava pela trela, para o passeio higiénico, a cadelinha que mais parecia uma bolinha de carne em cima de quatro patinhas. Diga-se, por ser verdade, que ela a levava-a para todo o lado, eram inseparáveis, nunca vi uma sem a outra.

- «Os meus sentimentos…» disse eu ao viúvo na primeira oportunidade. «É a vida…» acrescentei sem jeito nem imaginação.

- «Obrigado, meu vizinho, felizmente foi tão rápido que nem chegámos a saber do que morreu… fechou os olhos simplesmente….»  – disse ele.

Era assim a minha vizinha, despachada a viver, despachada a morrer, num dia cheia de vida no outro sem ela. Às vezes, encontrava-a no Café que ficava junto da mercearia da nossa rua, e que em tempos fora dela. 

Meia sentada na cadeira como se estivesse sempre preste a levantar-se de partida para qualquer lado, pouco habituada às pausas para descanso,  lá estava ela com a cadelinha deitada aos seus pés como se fosse um acrescento seu.

Não era pessoa para grandes conversas, quando falava era em monólogos, bem sonantes, sem cuidar de quem a escutava. Eram desabafos que não aceitavam contraditório, mais pareciam sentenças porque quem sabia da vida era ela, mulher de trabalho que tinha criado e educado uma filha e servido não sei quantos senhores e senhoras por esse mundo fora: País de Gales, Londres, EUA, ... trabalhando a sério, no duro, cumprindo ordens, satisfazendo e aturando caprichos de gente rica, em suma, dobrando a espinha, e a alma. 

- «…Não, não era como agora em que os jovens só querem é gozar».

Talvez por isso, aos oitenta anos, o orgulho de uma vida de trabalho não chegou para lhe adoçar a velhice tantas são as palavras de crítica azeda com que se refere ao presente.

A minha vizinha do 5º Dtº morreu em paz, tudo o que em consciência devia ter feito na vida ela fez e por isso, quando chegou a hora, nem um ai ou um simples adeus, simplesmente fechou os olhos, a missão estava cumprida, tinha chegado ao fim.

Vi o meu vizinho uns dias mais tarde com a cadelinha pela trela e os meus olhos abriram-se de espanto. O animal estava pela metade.

- «Então, vizinho, que aconteceu à cadelinha que nem parece a mesma?»

- «Ia morrendo de desgosto, meu vizinho, durante uma semana recusou-se a ingerir fosse o que fosse para além de água. Tive que a levar ao veterinário… agora já está melhorzinha.»

Não fora o apoio do viúvo em carinho e a intervenção do médico veterinário e a “Princesa”, não teria sobrevivido à sua dona, tal a dedicação que lhe devotava.

Com toda a sinceridade, não nutro pelos animais domésticos o mesmo “respeito” e “admiração” que sinto pelos animais selvagens, por questões de origem, proveniência… compreendem?

Uns, são o resultado do processo evolutivo: estão cá porque mereceram cá estar. São vencedores, campeões, enfrentaram os desafios da natureza e resistiram, adaptaram-se, as suas estratégias de sobrevivência mostraram-se ganhadoras, muitos deles não sabemos até quando… por nossa causa.

Os outros… bem, os outros, são o resultado de negócios vantajosos de interesses recíprocos, digamos assim. O homem precisou deles, serviram as nossas estratégias de sobrevivência, mais tarde os nossos caprichos, por isso, são da nossa responsabilidade, não da responsabilidade da natureza.

Mas aqui abro duas excepções:

 - A primeira, para o cavalo. Há 5.500 anos entrou na nossa vida e revolucionou-a por completo tornando o mundo mais pequeno. Para o bem e para o mal aproximou-nos uns dos outros, a história ganhou outra dinâmica, ele foi o avião desses tempos no que respeita a encurtar distâncias.

 Há 30.000 anos as suas imagens preencheram as paredes das grutas no tempo do Homem do Paleolítico, no Sul da Europa, fazendo parte do seu imaginário. As suas formas esbeltas, harmoniosas, as crinas ondulando ao vento em galopes libertadores seduziram os nossos antepassados.

É certo que também o caçavam para a alimentação mas o grau de participação na dieta dos nossos antepassados não justificava tantas reproduções de que foi alvo pelos artistas de então o que significa que já por essa época gostávamos mais de os ver do que de os comer…

 - A segunda excepção é recente, conheci-a agora:  é  a “Princesa”, actual herdeira de um lobo que há mais de 40.000 anos escolheu um acampamento humano para futuro da sua alcateia de tal forma que o percurso de uma linhagem de lobos e humanos se fundiram numa relação de amor em que a cadelinha do 5º andar, que tive a sorte de conhecer, se dispôs a morrer incapaz de suportar a dor da saudade da sua amiga humana inseparável.

Site Meter