quinta-feira, agosto 21, 2014

Alguém implorava socorro e falava em morte.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 33


5
















Levava Castor cinco anos trabalhando como ferrador de cavalos na Fazenda Santa Mariana quando, seguindo no rastro da tropa de burros, aconteceu-lhe pernoitar em Tocaia Grande.

Seu destino era a cidade de Itabuna, mais exactamente as ruas de canto onde se localizavam as casas de raparigas, ia tirar o corpo da miséria.

Para quem se deleitara com fartura, degustando manjares finos, iguarias nacionais e estrangeiras no regalório dos engenhos de açúcar do Recôncavo, as fazendas de cacau no sul do Estado deixavam muito a desejar em matéria de mulher.

No mais, estava satisfeito, não sentia saudades a não ser do tio. Mesmo que pudesse, não retornaria. Lá não passava de servo com o único direito de obedecer sem levantar a voz.

Tratado de príncipe, pondo cornos no Barão no luxo dos lençóis de linho, das cobertas de renda, das colchas de cetim, nem no leito de Madama se sentira um homem livre.

Para que isso acontecesse, fizera-se necessário meter a mão na cara do Senhor, correr perigo de vida, atravessar o mundo e chegar às terras do cacau onde cada um tinha seu valor e, bem ou mal, era pago pelo que fazia.

A falta de mulheres na fazenda, ele a compensava acompanhando as tropas de burros: nos entrepostos, nos povoados, nas cidades encontrava o calor das putas.

Amadurecera num negro tranquilo e cordial, conservara o jeito simples e o porte altivo, o carácter amigueiro. Quando demorava a aparecer, algumas raparigas reclamavam a longa ausência de Tição: para animar uma festa não havia outro igual a ele.

Artesão capaz e habilidoso, na forja rudimentar montada na
Santa Mariana a fim de atender às necessidades da fazenda - ferrar o gado, calçar os animais de sela e carga, afiar facões, recondicionar instrumentos de trabalho, pás, enxadas, foices -  Castor, para se divertir, confeccionava facas, punhais, guizos para arreios, anéis para ofertar às conhecidas, ferramentas de candomblé que mandava de presente a pai Arolu: arco-e-flecha de Oxóssi, abebês de Oxum e Iemanjá, machado de duas cabeças de Xangô.

 O Coronel não poupava elogios à destreza e à perícia do ferrador, um artista a seu ver. Tição oferecera ao fazendeiro um par de estribos, lavrados por ele com apuro e artifício, peça de valor.

Boa pessoa, o coronel Robustiano de Araújo. Rico e poderoso, não arrotava fidalguias, não olhava de cinta, com desprezo, para os trabalhadores. Ainda assim, o sonho de Castor era montar uma forja de ferreiro num dos novos povoados, trabalhar por conta própria, não servir a patrão por melhor que fosse.


AJUDADO POR COROCA, TIÇÃO ABDUIM EXTRAI UM DENTE MOLAR DA AMANTE DE MANUEL BERNARDES, CLAVINOTEIRO FAMOSO

1

De repente, gemidos lancinantes cobriram a algazarra habitual do começo da noite no vasto acampamento em que Tocaia Grande se havia transformado.

Vinham de longe, num crescendo: desesperados ais de dor. Alguém implorava socorro e falava em morte. A sanfona silenciou nas mãos de Pedro Cigano que andava ao deus-dará sem rumo certo, fazendo de um tudo e não fazendo nada.

Site Meter