quinta-feira, agosto 14, 2014

Ele sabe, como nós, que acabou uma era.
A Família...















As pessoas estavam longe de perceber a extensão dos interesses da família Espírito Santo muitas vezes escondidos e disfarçados para não darem nas vistas.

A pouco e pouco, a partir daqui, começará a revelar-se, à imagem de quem destapa uma manta, histórias da família em aproveitar tudo o que estava ao seu alcance para ganhar dinheiro como se tivessem o exclusivo da riqueza.

Hoje, por exemplo, o jornalista André Macedo, Director do Dinheiro Vivo e que tem um artigo de opinião no DN, conta um caso que me chamou ainda mais a atenção, por se tratar de um sector de actividade, prestação de serviços de limpeza, em que o meu falecido sobrinho tinha uma empresa.

A PT, aquela empresa que era a “menina dos nossos olhos” e pertencia em 20% ao BES, lançou há anos um concurso para entregar os serviços de limpeza de todas as suas instalações espalhadas pelo país a uma empresa, o que significaria, pela dimensão, volume de trabalho e consequente facturação, a independência dessa empresa e o desafogo financeiro para o respectivo patrão.

Três empresas, sem grande nome no sector, desconhecidas, aparentemente diferentes umas das outras, apresentaram-se a concurso e uma delas ficou com o trabalho por um valor aparentemente justo.

O que se percebeu mais tarde é que as três propostas tinham por detrás companhias de uma forma ou de outra ligadas ao universo Espírito Santo, fosse alguém da família, uma empresa do grupo, ou simplesmente alguém daquela área de interesses.

Fosse porque lado fosse, ganhasse quem ganhasse, com aquelas empresas, sairia sempre jackpot à família.

Que semelhança existe, afinal, entre esta situação e o que acontecia na Sicília com a família dos mafiosos?

 - Nenhuma ou toda, porque bem vistas as coisas nós também estávamos ao serviço da família, “capisci?”. Isto, afinal, também era assim em Portugal.

Era... ele sabe, como nós, que acabou uma era, a da família dele, pelo menos, e uma vida nova, com muitas cicatrizes, vai começar para o país.

Site Meter