quarta-feira, outubro 29, 2014

"Seus preguiçosos..."
Preguiçosos














“Preguiçosos, não leram, não estudaram, não compararam, não se interessaram...”

Passos Coelho nas Jornadas Parlamentares do PSD-CDS está de posse da palavra, entusiasma-se, levanta a voz e acusa a comunicação social, os jornalistas, os comentadores de preguiçosos e, naturalmente, deve ter sido muito aplaudido.

Marcelo Rebelo de Sousa, sentindo-se atingido, veio logo dizer que foi um sinal de fraqueza e, no entanto, Passos Coelho tem razão... ao longo dos três anos do seu governo e na execução do programa da troika, o desemprego baixou, a dívida pública aumentou e as reserva de dinheiro do país são agora muito maiores do que quando assinámos o Acordo.

Não será isto mais do que razão para se tecerem loas ao 1º Ministro?

 - Passos Coelho sente-se injustiçado por jornalistas e comentadores e reage indignado num exercício de grande hipocrisia política própria de quem já está em campanha eleitoral a um ano de distância.

Os jornalistas e comentadores, naturalmente, fazem-se eco das “dores do povo” que se queixa da austeridade, da falta de perspectivas de emprego, dos salários baixos, do emprego precário, da emigração que nos leva os melhores quadros e, acima de tudo, da falta de esperança no futuro com uma Dívida Pública que nos asfixia como um garrote. Não pagássemos nós juros e neste momento as nossas Receitas já eram maiores que as Despesas! - que tentação não os pagar...

E reclama do que acontece na Justiça com todo o Sistema Informático que entrou em eclipse total fazendo “desaparecer” milhares de Processos e obrigou a suspender provisoriamente os prazos de prescrição tal a dimensão da catástrofe, e do que, mais uma vez, sucede na colocação dos professores no Ministério da Educação que ainda não percebeu que aquela tarefa tem de ser descentralizado para as escolas.

E que dizer das notícias do BES que se desmoronou e das acções dos pequenos accionistas que eram boas num dia, na opinião abalizada do Governador do Banco de Portugal, 1ª Ministro, Presidente da República, e no outro dia não valiam nada?

E aqueles cinco membros da família do Espírito Santo que se acharam com direito a ficarem cada um deles com um milhão de euros na compra que os portugueses fizeram de dois submarinos aos alemães?

- E que dizer dos alemães que ficaram escandalizados com o assunto tendo até acusado e condenado um compatriota corruptor enquanto os corrompidos em Portugal permanecem inimputáveis...

 - E aquele Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros que é de opinião que pode e deve dizer tudo só porque também vem nos jornais?

Tudo isto são notícias que na verdade não nos deixam bem vistos e devem constituir motivo de razão queixa de Passos Coelho relativamente a jornalistas e comentadores... tivéssemos nós nos tempos do Salazar e outro galo cantaria. Sobrariam, então, elogios para o Governo feitos por jornalistas e comentadores diligentes e prestimosos...

Entretanto, a minha cidade de Lisboa continua linda e a encher-se de turistas que grandes paquetes em viagens de cruzeiro despejam mesmo no centro da cidade e que ficam rendidos à beleza da nossa capital.

Anos a fio desembarcava na Estação dos Comboios de Santa Apolónia, em Lisboa, olhava para a esquerda e o que via eram tapumes e contentores, agora vejo transatlânticos, uns a seguir aos outros, no que parece ser uma autêntica acção de descoberta.

Se comerem um peixinho grelhado, apanhado na nossa costa, à mesa de uma esplanada bronzeando-se com o nosso sol e maravilhando-se com o azul do nosso céu, só não voltarão mesmo se não puderem.

Os ingleses, então, que se quiserem sair de Londres para irem à praia começam por perder mais de 2 horas de carro para atravessar uma urbe de mais de 14 milhões de habitantes e quando finalmente lá chegam, se for na maré baixa, apanham mais de um km de lamaçal até chegar à agua o que quer dizer que não chegam e acabam corridos por um vendaval de areia.

Pescadores e barquinhos é coisa que já não existe há muitos anos, foram todos para Londres trabalhar nos Bancos e ganhar dinheiro que é isso que interessa... mas quanto não dariam eles, que são os homens dos negócios, pelo nosso clima e as praias da nossa linha do Estoril metida no pacote?

 - Nada. Espertos como são vêm para cá e aproveitam também a nossa comida e os nossos preços. Fosse eu inglês, nascido, criado e trabalhado não hesitava, ainda para mais com as facilidades que o nosso país dá.

Coitados dos ingleses que em termos de clima saiu-lhes a fava... “Mas a quem interessa o Boletim Meteorológico? Já basta termos de aturar o tempo, sem a infelicidade de saber de antemão como ele vai ser.” Jerome K. Jerome em “Três Homens num Bote”.

Mas os ingleses, mesmo fora do seu país, estão sempre em casa. Conheci-os em África, no tempo das Rodésias, com os seus “greens” à volta da moradia e o mastro encimado pela bandeira inglesa.

“O inglês é o elefante da Europa, com as suas manias, pancadas, peneiras, e excentricidades, coisas boas e coisas más, mas coisas que, como a tromba do elefante, mais ninguém tem...”

quem o diz é João Magueijo, em “Bifes Mal Passados”, natural de Évora, há mais de 20 anos a viver no Reino Unido e professor catedrático no Imperial College, em Londres, que escreveu um livro a “bater” nos ingleses e o dedicou à Rainha Isabel II, monarca de vários lugares.

Leiam-no que se divertem.

Site Meter