quarta-feira, novembro 05, 2014

O que é que faz enterrado aqui?
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)





Episódio Nº 90

















- Por que não foi me visitar em Itabuna? Esperei em vão.

 - Não fui lá ainda. - Demorava a recobrar-se.

 - Já que não foi, eu vim, pobre de mim. Com os olhos percorreu as cercanias: - Lugar mais acanhado. O que é que faz enterrado aqui?

Abanou a cabeça, em desacordo. Os cabelos enrodilhados em birote, um pente de tartaruga, adorno fino, a prendê-los no alto cocuruto. Antes que o turco respondesse, prosseguiu:

 - Vai ficar aí parado? Não me convida para entrar? Não me oferece nada para beber? - E foi entrando.

Deteve-se junto ao balcão, examinando os artigos à venda, poucos e mixes, abanou novamente a cabeça em sinal de reprovação, mas não fez comentários.

Ainda atarantado, Fadul a acompanhou. Deus do céu! Era verdade ou o sol dera-lhe na moleira fazendo-o enxergar visagens à luz do dia?

 Não sabendo o que lhe oferecer — não tinha nada digno dela, perguntou:

 - O que é que toma?

 - Aceito um gole d!água, da quartinha.  - Jussara apontou
para a moringa no parapeito da janela.

Rodeou o balcão, penetrou casa adentro, devassando os cómodos, atravessou o umbral do quarto de dormir:

 - Gosto de cama grande mas desse tamanho nunca vi.

 - Pra me caber. - Orgulhou-se Fadul entregando-lhe a caneca com água fresca.

Jussara bebeu em pequenos goles, estalando a língua, como se degustasse vinho raro, enquanto voltava a fitar o turco, a medi-lo e a aprová-lo satisfeita, a boca molhada semi-aberta, os olhos turvos:

 - Cabe dois de seu tamanho e ainda sobra.

Riu um riso de subentendidos, curto e espesso, devolveu-lhe a caneca.

 - Obrigada. Quando for a Itabuna não deixe de ir me ver pra eu lhe mostrar a loja. Não sei cuidar sozinha, não dou conta.

 - Repetia o que dissera na feira de Taquaras: oferecia-lhe emprego no balcão da loja ou, quem sabe, a mão em casamento?

 - Quando aparece por lá?

Adoçou a voz, desfez-se em dengue, pediu e avisou:

 - Não demore, vá logo que puder. Não posso ficar esperando a vida inteira. Pobre de mim.

Deu meia-volta, pronta para sair do quarto e retirar-se de
Tocaia Grande. O turco estremeceu:

 - Já vai embora?

 -O que é que eu vou ficar fazendo aqui? Passei só pra lhe ver.

Site Meter