segunda-feira, dezembro 01, 2014

Praguejou de novo: nem o tesouro nem o cu da negra
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 112



















Abriram as portas da frente de par em par e raivosos começaram a jogar as mercadorias para fora, amontoando-as sob a chuva. Esparramaram o feijão e o milho, o arroz e a farinha, o açúcar mascavo, rasgaram a punhal a posta de carne-seca.

 Para afugentar o medo, Chico Serra rompeu gargalos de garrafas a tiros de revólver; nos matos onde se haviam refugiado, as raparigas escutavam os estampidos e se mijavam apavoradas.

Escorrendo chuva de trás da jaqueira, Pedro Cigano e o
araçoaba faziam esforços para enxergar e entender, mal percebiam as figuras movimentando-se no negrume.

Janjão e Chico Serra acumularam os produtos uns sobre os outros, Manezinho entornou querosene em cima da pilha e ateou fogo. Houve uma altercação, as vozes se elevaram ameaçadoras.

 Janjão queria incendiar a casa, Manezinho o impediu aos berros. Certo de que o saco de moedas se encontrava ali, bem guardado em alguma parte, o chefe do bando tinha planos de voltar em breve, quando o turco houvesse regressado da viagem.

 Sob o cano das armas, seria o próprio Fadul quem os conduziria ao butim. De mão beijada.

Janjão que em vez de miolos tinha merda na cabeça tentou
então prolongar a permanência no arruado, o tempo de enrabar a negra mas Manezinho não lhe deu ouvidos:

- Fique se quiser pros tropeiros lhe matar. Vambora! Ordenou a Chico Serra que não desejava outra coisa.

Saíram os dois em disparada, atirando para cima em despedida. Janjão ainda percorreu com a vista os arredores, numa obstinação de mentecapto: como enxergar a tribufu naquela escuridão mesmo que ela tivesse ficado de rabiosque à espera sob o temporal?

Finalmente desistiu: descarregou a arma na direcção do descampado onde a encontrara, com uma praga tocou o animal a toda, na pressa de alcançar os companheiros.

Praguejou de novo: nem o tesouro nem o cu da negra.

As labaredas não resistiram à chuva pesada, foram-se extinguindo pouco a pouco; um cheiro forte de milho, de açúcar, de feijão queimados, de carne chamuscada, se espalhou ao vento.

O troca-penas e o sarará saíram de trás da jaqueira e se aproximaram. Pedro Cigano passou sem parar em frente ao fogaréu, varou casa adentro, quem sabe teria mais sorte do que os jagunços?

Site Meter