terça-feira, janeiro 13, 2015

Henrique Granadeiro
"Ele era o irmão que eu gostaria de ter tido."
PT -

Portugal Telecon
















Uma história da carochinha...



Os senhores que mandavam na PT obedeciam a Ricardo Salgado e este, um dia, disse-lhes:

- Preciso de 900 milhões de euros, e eles responderam:

- Não temos tanto dinheiro assim, mas não se preocupe porque temos crédito que nos permite obter dinheiro emprestado para satisfazer o seu pedido... e assim fizeram.

O dinheiro foi e nunca mais voltou como, de resto, os senhores que mandavam na PT, Henrique Granadeiro  e Zeinal Bava e obedeciam ao Sr. Ricardo Salgado, já sabiam.

Estes senhores que mandavam na PT e obedeciam ao Sr. Ricardo Salgado não eram donos da PT, apenas empregados escolhidos pelo Sr. Ricardo Salgado por serem seus amigos, muito seus amigos.

Então, quem eram os donos da PT?

- Muitos deles eram pessoas que tinham aplicado as suas economias na compra de pequenas parcelas da PT e que não sabiam que os senhores que mandavam na empresa eram amigas, mas mesmo muito amigas, do Sr. Ricardo Salgado.

A empresa antes de emprestar o dinheiro ao Sr. Ricardo Salgado valia perto de 4 euros por acção, agora vale pouco mais do que meio euro e um dos senhores que mandava na PT , o seu Presidente, Henrique Granadeiro, que até já foi despedido, confrontado com a situação defende-se agora dizendo "que não foi prudente"...

Eu, se fosse ladrão e tivesse de responder perante um juiz por um roubo dir-lhe-ia, de forma compenetrada:

 - Sabe, Sr. Dr. Juiz, depois de muito meditar sobre o que aconteceu, cheguei à conclusão de que "não fui prudente" e aqueles que foram roubados devem compreender, tal como o Sr. Dr. Juiz, que "imprudências" destas podem sempre acontecer no desempenho da nossa difícil missão de subtrair o alheio a incautos cidadãos que não compreendem nem avaliam o risco do nosso trabalho.

Além de que, Sr. Dr. Juiz, os queixosos que se sentem prejudicados não tomaram nenhuma medida séria para defenderem os seus interesses e o seu património e, se eu reconheço que fui "imprudente", eles não o foram menos.

Por outro lado, o beneficiário deste... desta subtracção, o Sr. Ricardo Salgado, era meu amigo, o irmão que eu gostaria de ter tido e não me calhou em sorte, já o afirmei publicamente, e o Sr. Dr. Juiz e os lesados também têm, com certeza, pessoas de família por quem não regateariam esforços e sacrifícios.

A vida é assim, Sr Dr. Juiz, faz-se de valores e para mim, o do amor à família, sobrepõe-se às questões materiais do dinheiro.

Por aquele irmão que eu não tive mas de quem gostava tanto teria feito tudo... quanto mais uma simples "imprudência".

Site Meter