quinta-feira, fevereiro 05, 2015

Deitou-lhes a bênção, Deus é grande
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)



Episódio Nº 166



















Cabia agradecer. Deitou-lhes a bênção, Deus é grande.

Não fossem o arrebatamento e as ameaças, o caso teria transcorrido sem outros vexames. Mas, ao saber por vias travessas da cólera e das palavras vãs, o Senador chocou-se profundamente: não tolerava ingratidão.

 Cancelou o prazo, decretou expulsão imediata - se qualquer membro da família fosse encontrado rondando suas terras, não haveria complacência.

Quanto ao atrevido, ao bandido que pensara assassiná-lo, esse precisava de uma lição. Preso, amarraram-no a um mourão adestra do curral, sem água, sem comida, cozinhando ao sol.

Tiveram de arrastar a prenha que se abraçara às pernas do marido disposta a morrer junto com ele. A velha se plantou ao pé da sacristia em Maroim até ser recebida pelo padre-mestre.

Modesta ovelha do rebanho do Senhor, ei-la de repente tresloucada fúria, mais parecia tomada pelo Cão. Padre, se não soltarem ele, a gente vai voltar e vão ter de acabar com nós todos, um a um, a começar por mim, vai ser uma mortandade.

 Até o padre-mestre, de natureza contemplativa e pachorrenta, perdeu a tramontana, teve medo, sentiu um frio na barriga.

- Deus te perdoe, mulher. Vou ver o que posso fazer.

Provando novamente generoso ímpeto, o Senador atendeu ao pedido do padre, mandou soltar o miserável a tempo de se reunir com o resto da raça ruim.

Antes, porém, administraram-lhe duas dúzias de bolos, utilizando a palmatória dos negros de antiga e benemérita serventia.

O Senador não admitia gente de má fé em seus domínios.

Seus domínios: o Estado de Sergipe, chão e águas, as árvores, os bichos, os caminhos, a justiça. Tinha alguns sócios menores, ricos senhores de engenho. Os demais eram servos.

5

- Nós veio escorraçado...

De que adiantava levar a espingarda ao ombro? Tarde demais, a hora passara. Melhor seguir o conselho materno e esquecer: trancar nas tripas o inchaço e o queimor da palmatória.

- Podia ser pior - concluiu a velha -  o que passou, passou. A provação se acabou e nós tamos com vida. Deus há de ajudar que a gente possa ficar junto.

O Capitão não comentou os acontecidos, não disse sim, não disse não, não tomou partido a favor ou contra, não aprovou nem condenou.

 História ordinária, de pouca monta, a velha não deixava de ter razão: o que passou, passou; se permanecessem juntos, poderiam transformar o infortúnio em abastança.

Site Meter