sábado, fevereiro 28, 2015

O que disse este, o que disse aquele, o que disse o outro...
Politiquices









O que disse António Costa:

 - “Como nós dizemos em Portugal, os amigos são para as ocasiões. E numa ocasião difícil para o país, em que muitos não acreditaram que o país tinha condições para enfrentar e vencer a crise, a verdade é que os chineses, os investidores disseram presente, vieram e deram um grande contributo para que Portugal pudesse estar hoje na situação em que está, bastante diferente daquela que estava há 4 anos atrás. E queria agradecer à China todo o apoio que nos deu e que certamente não esqueceremos e que é um sinal do muito que ainda temos para desenvolver nas relações entre todos nós",

O que disse Alfredo Barroso:

 - “Depois da ignóbil ‘chinesice’ de Costa, demito-me do PS, e é já! Sou um dos fundadores do PS (em 1973) e sou, hoje, o militante número 15 do partido (com as quotas em dia). Mas já chega! Nunca me passou pela cabeça que um secretário-geral do PS se atrevesse a prestar vassalagem à ditadura comunista e neoliberal da República Popular da China, e se atrevesse a declarar, sem o menor respeito por centenas de milhares de desempregados e cerca de dois milhões de portugueses no limiar da pobreza, que Portugal está hoje melhor do que há quatro anos. A declaração de António Costa é uma vergonha!”.

O que dizem os partidos do governo?

- Os partidos do governo apoiam as palavras de António Costa e rejubilam.

O que digo eu

- O que António Costa disse foi o óbvio, o que toda a gente sabe. Há 4 anos a situação era diferente e de então para cá os chineses meteram dinheiro na nossa economia o que, naturalmente, terá sido bom.
 Se a situação hoje está melhor, do ponto de vista da taxa de juros que os mercados estão a cobrar ao país, mínimos históricos, já menos de 2% a 10 anos, o que até permite contrair dívidas baratas para pagar dívidas mais caras, foi porque a situação a nível europeu e dos mercados evoluiu nesse sentido mas o governo não se põe fora disso o que é perfeitamente normal.
Se isto é público, sabido, lógico, porquê, então, o alarido?  
- Pela simples razão de que não devia ter sido dito por António Costa, líder da oposição e do PS, candidato a novo 1ª Ministro já que, ao dizê-lo, aproxima-se da coligação que nos governa e pretende continuar a governar.
Com José Sócrates preso preventivamente, o que não abona sobre a pessoa e sobre o partido que ele liderou e ao governo até conduzir o país à banca rota -  responsabilidade dele ou das circunstâncias do momento -  e Costa, da família socialista, homem que foi da confiança de Sócrates, a dizer que 4 anos depois, Portugal está diferente, deduz-se que para melhor, porque se há-de votar diferente se, ainda por cima, o que este governo fez de maldades foi consequência do desgoverno de Sócrates?
Como é que um político experiente, seguro e inteligente se esquece daquilo que é e fala noutra qualidade que o público não percebe qual seja: Presidente da Câmara, futuro 1º ministro, ... quando devia falar apenas como adversário político de Passos Coelho?
Digam agora o que disserem os homens do PS que vieram em seu socorro, os do governo sempre responderão que a Costa lhe fugiu a boca para a verdade.
Os socialistas conhecem o pensamento de António Costa, eu conheço o pensamento de António Costa, mas todos os seus potenciais votantes o conhecerão, quando, Alfredo Barroso, que devia conhecer bem, bateu com a porta daquela maneira?
Eu considero António Costa um político com uma formação, sensibilidade, experiência e competência muito superiores a Passos Coelho e, portanto, não tenho dúvidas nenhumas sobre a orientação do meu voto mas não é ele nem o dos socialistas que constitui qualquer motivo de preocupação. É o voto daqueles que oscilam entre os partidos do "centrão" e que vão agora ser vítimas de um discurso agressivo e venenoso com medidas eleitoralistas à mistura, que está em causa.

Site Meter