terça-feira, março 24, 2015

Diva sentiu-se desatar, fundir-se em lava.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 205


















Na rede, possante e persistente, entrava-lhe nariz adentro, penetrava-lhe nos poros, espalhava-se sob a pele, arrebitando-lhe os bicos dos pequenos seios, escorria-lhe pelos quadris e pelo ventre e vinha queimar-lhe os lábios virgens da ai-Maria.

Sentia o corpo de Castor flutuando sobre a rede, a pele de caititu cobrindo e descobrindo as partes. Com os braços potentes a prendia e a esmagava contra o peito.

Por fim o sono se impôs mas Diva não dormiu tranquila; dormiu com o negro até de manhãzinha, só que não era preto. Nem preto nem branco, nem pardo, nem caboclo ou cabo-verde: era luminoso e um fogaréu crescia-lhe no vão das pernas.

Durante boa parte do percurso que foi longo e acidentado, Castor figurou um caititu descomunal: seria um javali se Diva soubesse o que fosse um javali.

Conduzia-a através do vale, sobrevoou as colinas e o rio, pousou na lua cheia. Encurralando-a num canto da forja sob uma tempestade de fagulhas, ele a montou. Diva sentiu-se desatar, fundir-se em lava.

Quando acordou com o choro do sobrinho e o ruído dos comboios se movimentando na partida, da boca do corpo o sangue fluía, escuro e grosso, escorrendo-lhe pelas coxas.

Vertido por obra e graça do bodum que se entranhara nela e a fizera mulher. A mancha vermelha marcou no pano sujo da rede a insólita façanha do negro Castor Abduim da Assunção, Tição de apelido, que, após ter ferrado duas patas do burro Laçarote, dormira bem do seu durante a noite inteira. Sozinho, o que muito raramente acontecia.

4

Quando Oferecida - nome dado por Castor por tê-la recebido de presente e por ser a cadela confiada e atrevida desde pequenina - vinha provocá-lo, saltitando em torno dele, mordendo-lhe as pernas, pulando-lhe no focinho, Alma Penada se prestava à brincadeira, saía desatinado a persegui-Ia, rolava-a no chão, punha-lhe a pata na barriga para mantê-la imóvel: jamais lhe ocorreram instintos outros além do alegre jogo de falsas zangas e ameaças, de folia e troça.


Ia-se tomando Oferecida menos brincalhona à proporção que crescia: levava horas dormindo ao calor da forja, junto a Alma Penada, aconchegada nele. Mas não deixava de instigá-lo às correrias pelo descampado, açulando-o, desafiando-o para brigas que não passavam de inocente reinação. Castor divertia-se com a agitação do casal de vira-latas a rolar na poeira, rosnando e latindo como se corressem risco de se estraçalhar.

Site Meter