segunda-feira, março 16, 2015

Foi Deus quem me trouxe, Coronel...
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)




Episódio nº 198


















Lá se fora Venturinha para o Rio de Janeiro atrás de sua gringa, deixando o Coronel murcho e sem graça a percorrer as roças de cacau para levantar a cabeça e mantê-la erguida.

Para que voltasse a rir, no entanto, não bastava.

- Vosmicê tá precisando, Coronel, botar na casa-grande uma pessoa pra ajudar sia Pequena no cabo da vassoura e no fogão.

Sia Pequena tá velha demais pra labutar sozinha. – Mais não disse, não se fazendo necessário.
- Tu sempre foi de bom conselho, Natário.

Na Fazenda Boa Vista, o coronel Boaventura Andrade lhe perguntara a brincar se não a queria vender. Não se surpreendera com o trato dado às roças: idêntico ao que encontrara na Fazenda Atalaia.

 Surpreendeu-se porém ao chegar a Tocaia Grande: com o tamanho e o movimento do arraial.

7

Antes de desmontar junto ao mourão, ao lado do armazém de Fadul Abdala, o coronel Boaventura Andrade perguntou a Natário:

- Quantos anos faz, Natário?

- Sete já passados, Coronel.

- Era um lugar deserto, me lembro bem. Me lembro também de que tu disse: isso aqui um dia vai ser uma cidade. Ainda não é mas pouco falta.

Exagero de visitante. Apenas um arraial crescendo com rapidez depois de haver vegetado durante anos. Os sofridos anos das vacas magras quando Fadul estivera sujeito a tantos percalços e a tamanhas tentações.

O turco precipitou-se porta afora para ajudar o Coronel a desmontar.

- Que prazer, Coronel, ver o senhor nesse fim de mundo.

- Bom dia, Turco Fadul, deixe que lhe diga: estou de queixo caído. Nunca pensei que fosse um povoado tão grande. Já tinha ouvido falar mas mesmo assim estou bestificado.

Você acertou quando parou de bater pernas e se estabeleceu aqui.

Bem que se diz que a raça árabe tem bom faro, onde põe o pé os negócios crescem. Não demora você ficar rico e botar roça de cacau.

- Foi Deus quem me trouxe, Coronel, vim pela mão dele. Mas só fiquei, não fui embora nos começos quando tudo era difícil, devido ao Capitão aqui presente. Não fosse ele, não sei não.

Site Meter