Jogo ou mulheres, as duas únicas razões como se vê |
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)
Episódio Nº 220
Por um fugidio instante, ele a reviu
junto ao balcão servindo cachaça
aos tropeiros. Logo completou, aumentando a confusão do linguarudo:
- Pois eu aposto o dinheiro que tu me rouba como
é Tição que vai ganhar...
Durvalino engoliu o cuspo:
- Que eu roubo? Vosmicê não diga uma
coisa dessas nem por brincadeira. Esconjuro! - Tendo esconjurado, voltou ao
tema apaixonante: - Se vosmicê diz que seu Tição vai ser o vencedor, não sou eu
que vou duvidar. Ressu é da mesma opinião, é maluca por ele.
Cada coisa... Mas vosmicê vai ver: essa
pendência acaba mal, acaba em fuzuê... Vosmicê vai ver!
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Fuzuês, sarilhos, barulhos - sempre
havia algum, devido as mais das vezes ao carteado ou a desavença por motivo de
mulher.
Em geral vavás de pouca monta, não davam
para susto e comentário. Acontecia dois viventes se estranharem nas apostas do jogo
de ronda ou no aconchego de uma rapariga: xingavam-se e se desafiavam, quase
sempre não passava disso, terceiros se metiam para apaziguar.
Todavia registaram-se algumas situações
delicadas, incidentes graves. O mais grave de todos se deu naquela sempre
lembrada festa de Santo António quando Cotinha levou um tiro na testa e morreu na
hora.
Outras mortes vieram aumentar as cruzes
no cemitério mas apenas duas em consequência de emboceto no povoado: dois mateiros
se empenharam em luta corporal por causa de Sebá, uma sujeitinha reles, sem
valia, um argaço.
Pois bem, por essa piolhenta um deles
acabou sangrado e enterrado às pressas, sem acompanhamento, enquanto o outro
desvalido sumiu no mato e dele nunca mais se soube.
Também impunemente - será necessário repetir?
- um jagunço matou um ajudante de tropeiro que tentou passá-lo para trás na
hora de virar a carta no baralho: jogo ou mulher, as únicas razões, como se vê.
Além dessas covas, o cemitério cresceu
devido às cobras e à febre que grassava solta em toda a zona do cacau. Uma
padecente esticou as canelas na estrada, perto dali, sofria de barriga-d’água,
estava sendo levada para Itabuna, uma récua de familiares sucedendo-se na
tarefa de carregar a rede.
Enterraram-na no povoado, depois de
emotivo velório no galpão de palha, com substancial consumo de cachaça. A
sentinela atravessou a noite em contínua animação devido à solidária presença
dos tropeiros e das putas. Na falta de padre, Fadul Abdala, pau para toda obra,
encomendou o corpo com unção e piedade, salmodiando em árabe e o fez de graça:
não cobrava serviços religiosos, o bom Deus os levaria em conta no dia do
juízo.
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