sexta-feira, abril 10, 2015

Jogo ou mulheres, as duas únicas razões como se vê
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)




Episódio Nº 220
















Por um fugidio instante, ele a reviu junto ao balcão servindo cachaça aos tropeiros. Logo completou, aumentando a confusão do linguarudo:

-  Pois eu aposto o dinheiro que tu me rouba como é Tição que vai ganhar...

Durvalino engoliu o cuspo:

- Que eu roubo? Vosmicê não diga uma coisa dessas nem por brincadeira. Esconjuro! - Tendo esconjurado, voltou ao tema apaixonante: - Se vosmicê diz que seu Tição vai ser o vencedor, não sou eu que vou duvidar. Ressu é da mesma opinião, é maluca por ele.

Cada coisa... Mas vosmicê vai ver: essa pendência acaba mal, acaba em fuzuê... Vosmicê vai ver!

13

Fuzuês, sarilhos, barulhos - sempre havia algum, devido as mais das vezes ao carteado ou a desavença por motivo de mulher.

Em geral vavás de pouca monta, não davam para susto e comentário. Acontecia dois viventes se estranharem nas apostas do jogo de ronda ou no aconchego de uma rapariga: xingavam-se e se desafiavam, quase sempre não passava disso, terceiros se metiam para apaziguar.

Todavia registaram-se algumas situações delicadas, incidentes graves. O mais grave de todos se deu naquela sempre lembrada festa de Santo António quando Cotinha levou um tiro na testa e morreu na hora.

Outras mortes vieram aumentar as cruzes no cemitério mas apenas duas em consequência de emboceto no povoado: dois mateiros se empenharam em luta corporal por causa de Sebá, uma sujeitinha reles, sem valia, um argaço.

Pois bem, por essa piolhenta um deles acabou sangrado e enterrado às pressas, sem acompanhamento, enquanto o outro desvalido sumiu no mato e dele nunca mais se soube.

Também impunemente - será necessário repetir? - um jagunço matou um ajudante de tropeiro que tentou passá-lo para trás na hora de virar a carta no baralho: jogo ou mulher, as únicas razões, como se vê.

Além dessas covas, o cemitério cresceu devido às cobras e à febre que grassava solta em toda a zona do cacau. Uma padecente esticou as canelas na estrada, perto dali, sofria de barriga-d’água, estava sendo levada para Itabuna, uma récua de familiares sucedendo-se na tarefa de carregar a rede.

Enterraram-na no povoado, depois de emotivo velório no galpão de palha, com substancial consumo de cachaça. A sentinela atravessou a noite em contínua animação devido à solidária presença dos tropeiros e das putas. Na falta de padre, Fadul Abdala, pau para toda obra, encomendou o corpo com unção e piedade, salmodiando em árabe e o fez de graça: não cobrava serviços religiosos, o bom Deus os levaria em conta no dia do juízo.

Site Meter