quarta-feira, maio 13, 2015

Se é do gosto de ocê é do meu também.
Tocaia Grande
(Jorge Amado)

Episódio Nº 244




















Entre Isaura e Abigail vacilara Bastião ao rejeitar os cornos, mas a dúvida durou pouco, conquistado que foi pela mansidão de Abigail. No particular levava vantagem sobre Diva, arrogante e por vezes insolente.

Para não se estrompar de novo, antes de tratar com sia Cara e Zé dos Santos, de insinuar santa missão e bênção de padre, conversou com a pretendida e obteve seu consentimento:

- Se é do gosto de ocê, é do meu também. - Uma pomba sem fel.

Antes de completar dezesseis anos, Abigail já empinara barriga, Bastião não brincava em serviço. Tampouco Tição Abduim, esclareça-se, se bem Diva houvesse tardado um pouco mais a pegar menino, questão de paquete e lua, e não de competência; tinham as duas a mesma idade.

Quanto a Isaura, antes de viver com ela o moço Aurélio comeu-lhe os tampos atrás da prensa, na casa de farinha.

Com o acréscimo das três estancianas, a cada momento e em cada canto, em Tocaia Grande, quem por ali passasse cruzava com uma grávida, as barrigas pejadas, anunciando aumento do número de tocaianos natos.

3

Tocaianos? Para abrilhantar com um tópico erudito o relato dos acontecimentos, o enredo dos problemas de Tocaia Grande, vale a pena uma referência ainda que superficial e apressada aos doutos debates travados a propósito da justa nominação a ser dada os nativos daquele cu-de-judas, o gentílico dos meninos ali nascidos.

Como se devia designar os cidadãos de Tocaia Grande? Tocaianos, tocaienses, tocaia-grandenses ou simplesmente tocaios?

Fadul colocou o tema à discussão no cabaré em Itabuna, na mesa de Fuad Karan; em Ilhéus, em bar do porto bebericando com Álvaro Faria. Ouviu dos dois letrados conclusão se não análoga na forma, igual no conteúdo.

- Não cabe dúvida. Disse Fuad Karan com a voz molhada de arak, perfumada de anis: - Quem nasce em Tocaia Grande é jagunço, Grão-Turco. E dos mais desalmados, certamente.

Álvaro Faria, degustando o uísque dos ingleses, não foi menos tranchã e objetivo:

- Filho de Tocaia Grande só pode ser clavinoteiro, meu Fadul.

Reputação pérfida, injusta e infeliz, discordou o turco. Se havia no imenso território do cacau, em toda a latitude grapiúna, um sítio deveras pacato, de violência mesurada, era Tocaia Grande, onde reinava a paz de Deus.

Site Meter