quarta-feira, julho 22, 2015

Assim Nasceu 


Portugal

(Domingos do Amaral)


Episódio Nº 22














Aliviada, Dona Teresa abriu de novo o seu bonito sorriso e disse:

- Já tinha ouvido falar de vós. Achei que vos conhecia, mas...

Como se o assunto já não a consumisse, encolheu os ombros e pousou o olhar no filho, que agora já estava de pé, ao lado dos outros rapazes e de Raimunda. Com um tom sério, disse-lhe:

- Fica-vos de emenda. Nunca luteis com mulheres, são piores do que os homens!

Um pouco atrás da rainha, Bermudo, seu marido, riu-se de forma forçada, denotando um certo nervosismo, enquanto Fernão Peres se aproximou de Fátima e exigiu que esta lhe desse o punhal, o que ela fez a custo.

Já na posse da arma, o Trava sorriu, piscando o olho a Afonso Henriques, procurando forjar uma cumplicidade masculina. Porém o príncipe ignorou-o, enervado com a derrota na luta e com o sermão público da mãe.

Dona Teresa afastou uma madeixa de cabelos da testa e perguntou:

- Ouviram as trompetas dos serracenos?

Entusiasmadas com as suas brincadeiras, as crianças não tinham escutado os toques de retirada, mas Zulmira empalideceu.

Engolindo em seco, viu surgir no pátio meu pai Egas e meu tio Ermígio, vestidos nas suas vistosas dalmáticas e com a cara avermelhada devido à correria pelas muralhas.

Animada, Dona Teresa, perguntou-lhes:

 - Confirma-se a partida do califa?

Ermígio sorriu.

- Sim, estão a levantar o acampamento!

Então, Dona Teresa virou-se para as crianças e declarou:

- Coimbra está salva! Ali Yusuf vai-se embora!

Enquanto se ouviam gritos de alegria por toda a alcáçova, Raimundo notou que Fátima ficara chocada com a novidade, e olhava para a mãe, incapaz de pronunciar uma palavra, pedindo-lhe explicações só com a expressão conturbada do seu rosto.

 - Mãe, porque parte o califa? Perguntou Zaida.

Dona Teresa e os irmãos Trava observaram Zulmira como se ela por ser quem era, soubesse explicar aquela inesperada retirada.

Afina, os espiões cristãos diziam ser as mouras a principal razão do regresso de Ali Yusuf, que só viera para satisfazer os pedidos de Taxfin.


Contudo, Zulmira manteve-se em silêncio, profundamente desiludida, pois as suas esperanças num resgate haviam acabado de se desmoronar.

Site Meter