segunda-feira, julho 13, 2015

Dagora em diante só vai ser pior.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 282





















Quem sabe, além daqueles dois, haveria outros: com tanto morador novato em Tocaia Grande, como afirmar que todos estavam a salvo?

 Reuniriam os homens disponíveis - não sou homem mas me bote na lista, reclamou Coroca. Bastião duvidou da praticabilidade da idéia:

- Enquanto as águas tiver subindo não vai se poder fazer nada. Daqui a pouco não dá nem pra se andar. Dagora em diante só vai ser pior.

Nem que houvesse adivinhado: Zinho surgiu como um fantasma, a pedir socorro. O rio arrancara as tábuas de cima do pontilhão.

Desvairado, Lupiscínio falava em se matar se a enchente destruísse a maravilha feita pelos mestres-de-obra à custa de suor, competência e capricho.

A enchente crescia em volume e em violência. Tição adiantou-se com o raspa-tábuas para avaliar o estrago. Fadul suspendeu com as mãos enormes a venerável sia Leocádia, pele e ossos e a indômita vontade de viver, e a colocou nos ombros, as pernas encaixadas em seu pescoço:

- Está a gosto, minha tia? - Primeiro falou para a velha, depois para todos: - Vamos atravessar de qualquer maneira.

Aqui ninguém pode ficar, é morte certa.

Não foi fácil mas conseguiram passar o povo todo. O negro mergulhara sob o pontilhão constatando que o rio levara apenas as tábuas do piso. As traves que o sustentavam, grossos toros bem fixados, resistiam; as bases estavam indenes, nada tinham sofrido.

Consolado, Lupiscínio foi de opinião que era possível fazer a travessia por ali, utilizando os barrotes.

Organizaram uma espécie de ponte humana: sobre cada uma das doze toras de madeira um homem se equilibrou, em pé.

Assim, mudando de mão em mão, os nenens cruzaram o rio. Menos a pequenina Jacinta, pois Coroca não admitiu confiá-la a outras mãos: medindo o passo, alargando-o na medida necessária, atravessou pisando sobre as traves. Logo seguida por homens e mulheres.

Fausta e Isaura escorregaram, mergulharam, engoliram água mas não chegaram a correr mais perigo. Uns poucos exibidos preferiram afrontar a correnteza, a nado. Vavá quase se afoga.

Por iniciativa da molecada, utilizaram a porta da casa de farinha como embarcação. Armado com uma vara, Nando a pilotou; dedicaram-se a recuperar bichos e bregueces.

Site Meter