Sentiu-se bem no forró |
Tocaia Grande
(Jorge Amado)
Episódio Nº 360
Dizer qual a noiva mais bela e mais feliz seria difícil e imprudente; sobre a mais moça porém não havia dúvidas, era a menina Chica com seus quatorze anos incompletos e o xibiu inteiro.
A única nessas condições conforme já se
informou, inclusive frei Zygmunt: onde o reverendo ouvira dizer que tomar no eu
era o mesmo que dar a maricotinha? E na maricotinha, Balbino, o noivo, nunca
pusera a arma, Chica não deixara.
Pois bem, não é que na hora do santo
sacramento do matrimônio, o frade empombou e exigiu que a pobre retirasse o véu
tão lindo e a grinalda onde dona Natalina se superara bordando flores de
laranjeira, um mimo?
Sia Leocádia que não era de levar desaforo
para casa, revoltada, qui s brigar,
retirar sua gente, abandonar a cerimónia, mas ficou nas ameaças com que brindou
frei Zygmunt: não vestisse batina, iria ver.
Atendeu aos apelos de frei Theun e chegaram
a um acordo - ficou o véu, saiu a
grinalda. Chica casou-se debulhada em lágrimas, afirmando em altos brados sua castigada
donzelice.
Com os casamentos e a bênção, a Santa
Missão chegava ao fim: no dia seguinte, de-manhãzinha, os dois missionários
partiriam para Taquaras, lugar maior e menos abjeto.
O sermão de frei Zygmunt encerrou a parte
religiosa do evento que sacudiu e comoveu Tocaia Grande durante quarenta e oito
horas de desvairada animação.
O derradeiro lance não contou com a
colaboração dos frades; esteve sob direção e controle de Pedro Cigano,
sanfoneiro, benemérito cidadão. Para celebrar num único bleforé, tantos
batizados e tantos casamentos, a festa teria de atravessar a noite como de fato
atravessou.
Compelida por Venturinha, Ludmila
Gregorióvna Cytkynbaum partiu para a Fazenda da Atalaia antes do arrasta- pé
chegar ao fim.
Não
antes, porém, de ter dançado a quadrilha francesa dos lanceiros sob o comando
de Castor Abduim, o negro Tição, naquele dia submetido a tão diversas emoções.
Um etíope da corte do Négus, disse Ludi a Piotr, irmão e
confidente.
Sentiu-se bem no forró, animado igual aos
bailes de sua adolescência camponesa e pobre.
O sermão de frei Zygmunt von Gotteshammer
foi o que se chama a chave de ouro, o fecho de diamantes da Santa Missão.
As palavras afirmativas e candentes se não
medraram no árido terreno das almas safaras de Tocaia Grande, ecoaram em
ouvidos certos dando lugar à reflexão, determinando procedimentos, tudo de
acordo com os éditos e os bons costumes.
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