quinta-feira, dezembro 17, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 135




















Alguém gritou e Ramiro agachou-se junto a umas pedras enquanto outros fugiam. O grito transformou-se em urro, e foi seguido de um baque seco.

O Urso tombara trespassado por três flechas. O rato correu para ele mas o seu amigo já não vivia, havia muito sangue no seu peito. Então retirou-lhe a espada e de cócoras regressou à torre, onde já se tinham refugiado o Ameixa, o Velho, o Peida Grande e o Santinho.

Só Ramiro continuava em campo aberto, escondido atrás de umas pedras. Já com o arco tenso e uma flecha pronta, correu, contornando a torre, e desapareceu da vista dos outros.

Estes ouviram gritos, mas não sabiam o que se passava. De súbito, o filho de Paio Soares surgiu à porta da torre e gritou-lhes:

 - Para os cavalos, eles são mais de vinte, aqui seremos mortos!

Os outros saíram da torre a correr, e ele foi o único que não se dirigiu ao curral. Subiu a muralha e deitou-se junto de umas pedras, apontando o arco.

Viu os companheiros junto dos cavalos. O Rato montou num, o Ameixa e o Velho noutro, e para o terceiro subiram o Peida Gorda e o Santinho, e logo partiram, mas o último animal ficou para trás, pois estava mais pesado.

Quando passaram pela porta da muralha, várias flechas cruzaram o ar e o Santinho tombou para frente, ferido por uma delas, enquanto o Peida Gorda dava um grito, também atingido.

O cavalo deles continuava a perder velocidade e Ramiro sabia o que ia acontecer se nada fizesse, por isso saiu do seu esconderijo e trepou pelas pedras. Disparou uma flecha e ouviu um grito.

Atingira um inimigo, mas estava na altura de sair dali, pois um grupo de seis sarracenos aproximava-se a pé. Ainda disparou mais duas flechas atingindo mais dois e assustando os outros, que recuaram para dentro da torre.

Então saltou para o chão e correu para o cavalo de Gondomar, o único que restava no improvisado curral. Montou-o e dirigiu-se para a porta do castelo.

Sabendo que podia ser atingido ao sair, tombou para o lado direito, para se proteger com o corpo do animal. O seu gesto foi providencial, pois os arqueiros estavam á esquerda, e as três flechas que cruzaram o ar na sua direcção passaram por cima do cavalo de Gondomar.

Quando se endireitou, trinta metros depois, viu ao longe os companheiros, já muito próximos da estrada de Coimbra. Incentivou o cavalo a galopar, mas nesse momento descobriu um segundo grupo de sarracenos, estacionado à beira do caminho, entre ele e os seus companheiros. A liderá-lo estava um cavaleiro coberto com o manto azul-escuro dos Almorávidas.

Ramiro concluiu que devia ser o tal Abu Zhakaria e estacou o cavalo. Do seu lado direito, havia uma encosta íngreme, coberta de penedos, que parecia intransponível. Do esquerdo, estavam os muçulmanos. E atrás de si já vinha o primeiro grupo de inimigos, os que haviam atacado Soure. Acenou o arco na direcção do chefe sarraceno, provocando-o.

De súbito, executou com o cavalo uma manobra inesperada, para a sua direita, obrigando-o a trepar por cima dos penedos. Passava todas as manhãs por ali, conhecia o terreno como ninguém. Quando chegou ao topo da encosta, escondeu-se e observou os sarracenos. Nenhum o seguia. Grande parte dos homens de Abu Zhakaria regressava a Soure, e apenas alguns seguiam os cristãos, cavalgando estrada fora.



Site Meter