sexta-feira, novembro 25, 2016

Em boa hora, para o PS,"arrumou" o Seguro
 As Sondagens

























Finalmente, de acordo com as sondagens vindas a público, Passos Coelho, profeta da desgraça desde que António Costa o substituiu no governo, está no lugar em que eu sempre gostaria de o ter visto: o último.

Aquele sorriso de grande cinismo, o mesmo que disfarçou quando, em directo na televisão, mandou os seus concidadãos trabalhar para o estrangeiro, valeu-lhe uma humilhante “lanterna vermelha” para desespero dos seus apaniguados.

Ele e o ex-presidente Cavaco Silva têm agora, na consideração dos portugueses, os lugares que merecem, com "a agravante" de que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, dispara para níveis nunca vistos, o dobro, relativamente a Cavaco, provando em definitivo que os portugueses preferem, de longe, uma cara sorridente e dialogante a uma de “pau”.

António Costa, que desde Presidente da Câmara, a funções governamentais, já foi tudo e mais alguma coisa, é o líder político com melhor avaliação e que o seu estilo calmo, conciliador e de negociante nato, é do agrado dos portugueses.

Jerónimo de Sousa, com o seu semblante granítico mas já envelhecido, de operário reformado, continua a liderar os comunistas e só por morte cederá o seu lugar. Como nenhum outro, ele é o homem para aquele lugar.

Paulo Portas, declaradamente retirado para os negócios, porque a política pura e dura não dá dinheiro a ninguém, está num destacado último lugar que, de resto, já era seu desde Julho de 2013.

O seu estilo “bem falante”, de gesto irónico e trabalhado, estilo “british”, não é, nem nunca, foi da simpatia de “nós, os latinos”.

Costa, com o seu PS a 43% das intenções de voto, continua à beira da maioria absoluta que lhe é negada por Catarina Martins, do BE, que com os seus olhos azuis e profundos que nos querem ler a alma, continua a subir nas intenções de voto, de 9,2 para 11,6%, e pelo próprio Jerónimo que veio, igualmente, de 7,9% para 10,5%, enquanto Passos “marca passo” com uns humilhantes 8,9%.

A direita em Portugal, PSD/CDS, parece ser a vergonha da direita europeia e perde 5% desde Dezembro, enquanto os socialistas que têm a “carga” do governo sobem 9 pontos...

É caso para dizer: parabéns António Costa, pois é dele a grande responsabilidade.

Site Meter