sexta-feira, janeiro 13, 2017

Fujam que ele vem aí...
“Lelé da Cuca”


















Ouvindo Trump na entrevista que deu aos jornalistas, respondendo apenas àqueles de quem ele gosta, apeteceu-me dizer: - “Bem feito, não o tivessem eleito!” Ainda nem tomou posse e já “comprou” duas guerras: com a China e com o seu vizinho México.

Um credenciado jornalista da nossa praça que eu muito aprecio, chamou-lhe “fanfarrão desbocado”, o que não sendo bom para um personagem político daquela importância, se ele se ficar só por aí, poderia ser pior, mas as palavras podem funcionar como o dedo no gatilho e um dos seus futuros ministros, Rex Tillerson, não sei se o escolhido para Secretário de Estado, veio já avisar que os EUA não permitirão o acesso dos chineses a umas ilhas artificiais que Pequim tem construído no Mar da China Meridional.

Os chineses não vão, com certeza, responder a provocações porque a sua cultura milenar ensinou-os há muito que as fanfarronices são para entrar por um ouvido e sair pelo outro, como diz o guarda-redes da Selecção Nacional de Futebol, Rui Patrício, quando o assobiam.

Uma coisa é certa: sempre as guerras contribuíram para enriquecer meia dúzia deles, como aconteceu recentemente no Iraque, com a justificação de que o ditador Saddan Hussein possuía armas nucleares com que ameaçava o mundo... Nunca foram encontradas nenhumas mas a guerra fez-se e alguém ganhou muito com ela.

Diz Trump: - “Vou ser o maior criador de empregos que Deus alguma vez criou”, provavelmente para continuar a fazer aquilo que sempre fez: falências fraudulentas e trabalhadores mandados para a rua e impostos que ficaram por pagar.

Será possível que este “lelé da cuca” vá ser empossado Presidente dos EUA, o homem mais poderoso do mundo, Comandante em Chefe do maior exército que jamais terá existido?... Será possível? Foi a isto que a democracia nos conduziu?

Não, não é possível. Alguma coisa terá de acontecer que o irá impedir: um vulcão que explode, uma tempestade, qualquer outro cataclismo natural que traduza a fúria do descontentamento dos deuses contra a maluqueira dos homens que fizeram de Trump o mais poderoso de todos eles... 

Site Meter