sexta-feira, fevereiro 10, 2017

Resultado de imagem para trogloditaO Troglodita louro


























Pintem de louro um troglodita, coloquem-no à frente de uma gruta e temos o Trump em grandes e vagarosos gestos tentando impressionar a assistência nos seus modos secos e bruscos, braço esticado, dedo apontado, olhando fixamente nunca se sabe quem.

Há sempre os que se deixam seduzir por estas poses demonstrativas de poder por parte de Trump que, depois de chegar a Presidente, se deve já sentir próximo do céu...

Um homem perigoso, esperando-se agora que a Constituição dos EU, uma das mais antigas do mundo, da autoria de homens brilhantes e avisados, a tenham dotado de mecanismos capazes de travar pessoas como Trump, que mesmo agora acaba de proibir a entrada de pessoas oriundas de sete países africanos, muitos deles regressados de visitas a familiares seus nos países de origem.

A este personagem, que tem algo de anedótico pela vaidade excessiva que ostenta e que acumulou fortuna, parece que não tanta como ele afirma, pelo hábito de práticas fraudulentas e do não pagamento de impostos, faltam-lhe princípios humanistas e valores morais, revelando-se um logro no desempenho de tão alto cargo.

Daquelas pessoas que pela sua natureza e poder das suas funções, com o desprezo que nutre pelos outros, nos rouba a tranquilidade na hora de adormecer.

Foi travado, agora, por uma Juíza do Tribunal Federal mas até que ponto ele não conseguirá ir neste desafio com quem legitima e legalmente se opõe às suas decisões arbitrárias e caprichosas?

São sete os países cujos cidadãos foram riscados pela administração Trump, durante os próximos 90 dias: Iémen, Iraque, Irão, Líbia, Síria, Somália e Sudão - curiosamente todos albergam uma população maioritariamente muçulmana, mas o presidente recusa descrever este plano de controlo da imigração como “anti-Islão”, na mesma linha que o levou a alterar a promessa eleitoral de “banir a entrada a todos os muçulmanos” nos EUA, para defender ‘apenas’ o “veto extremo”.
Na apresentação do documento, o chefe de Estado fez questão de lembrar os ataques do dia 11 de Setembro de 2001, como um momento histórico que sustenta a necessidade de os EUA se protegerem contra a ameaça terrorista.
Algo que não deixa de causar estranheza, tendo em conta que os responsáveis pelo sequestro dos aviões comerciais que semearam o terror naquele dia eram de nacionalidade saudita, egípcia e libanesa, três Estados que não estão englobados no grupo dos escorraçados, sendo que, no caso do primeiro, os norte-americanos até têm uma aliança económica e militar vigorosa...
Aeroportos a ferro e fogo com centenas de pessoas afectadas nos últimos dias, e o protesto de muitas outras que a elas se associaram, enquanto Trump afirmava que tudo corria pelo melhor...

É esta personagem, desagradável à vista e asqueroso ao espírito, que passeia pela mão, a seu lado, a beleza da jovem esposa como se fosse um “canish” de luxo, e nos ameaça já com novo mandato, que vamos ter de suportar nas suas constantes aparições televisivas, como homem de reality show que verdadeiramente é.

Ser eleito democraticamente, ainda que com uma minoria de votos, que o seu ego dificilmente aceita, não torna os seus actos como Presidente eleito legitimamente democráticos.

Uma eleição não é um banho purificador de um candidato e muito menos lhe permite, uma vez eleito de fazer o que lhe apetece.

Não foi o Hitler que subiu ao poder através de uma eleição democrática?

A Trump faltam-lhe valores morais e humanistas, repito, embora, algumas pessoas, o admirem pela coragem e coerência mas, não foi também assim com Hitler?...





Mar me quer
(Mia Couto)



Episódio Nº 13










Por maior medo que dele todos tivéssemos, não lhe podíamos prescindir. Porquê? Porque meu velhote abençoava os anzóis.

Os pescadores faziam fila e ele atendia cada um à sua vez. Fazia-se silêncio enquanto ele fechava os olhos. Agualberto Salvo-Erro aguardava vozes que lhe haviam de desembocar.

Em algum lugar, lá no longe, a maré está-se a virar. O oceano se encabalhota na mudança das marés. Enquanto não recebia sinal desse reviramento ele se mantinha sem nenhuns modos nem pestanejo.

Quem sabe não fala, quem é sábio cala. Como dizia meu avô:

 - Diferença entre o sábio preto e o branco sabe qual é? O branco responde logo-logo às perguntas. Para nós, pretos, o homem mais sábio é o que leva mais tempo a dar resposta.

E assim, nessa imobilidade, esperava meu pai e esperavam os pescadores que queriam ser abençoados. Até que Agualberto fazia subir a mão e agitava os dedos como se chamasse invisibilidades.

Desembrulhava um velho pacote de cigarro e dele retirava uns pós com parentesco de tabaco. Semelhavam cigarros mastigados pelo tempo e cuspidos pelo esquecimento.

Os pós eram lançados sobre o anzol e a sorte se enroscava no anzol. Outras vezes ele anexava ao isco as variadíssimas coisas: pedaços de espelho, cartas, búzios.

Tudo aquilo seguia mar a baixo, a convocar as mais boas sortes.

Mas este homem, meu pai, como sobrevivia? De longe eu me curiositava. O velho saía de casa todas as manhãs, raspava os olhos pelos muros das vizinhanças como se estudasse modos de os desolhar. Seguia em direcção ao cais. Ali se sentava na amurada, recebendo as infalíveis mensagens.

Certeiramente, eu me destinava em seus arredores quando me dirigia para minhas pescadorias. Às vezes, ele me parecia tristonho, peito sobrando das costelas. Chorava no ombro da paisagem? Estaria sendo pisado pelo passado? Ou seria saudades da tal extinta moça?

Sentava-se na berma do cais, recebia as aragens do Índico. O homem nem causava palavra: apenas sons avulseados, cascas de fala. Quando falava parecia era lamber a própria língua. Balanceava o corpo como árvore ante a ventania.

O corpo ponderava o contrário da cabeça? Para mim, ele rezava, acendia pavio de palavra, num eterno nem-esquce-nem-lembra, com saudades de outra vida.

Mas onde ele fazia seus dinheiros era na bênção dos anzóis, garantindo êxito das pescarias.

Site Meter