sexta-feira, novembro 28, 2008

O Fim último da Vida não é a Excelência mas sim a Felicidade




“Não tenho filhos e tremo só de pensar. Os exemplos que vejo à volta não aconselham temeridades. Hordas de amigos constituem as respectivas proles e apesar da benesse, não levam vidas descansadas.

Pelo contrário: estão invariavelmente mergulhados numa angústia e ansiedade de contornos particularmente patológicos. Percebo porquê. Há cem ou duzentos anos, a vida dependia do berço, da posição social e da fortuna familiar. Hoje, não. A criança nasce, não numa família mas numa pista de atletismo, com as barreiras da praxe: jardim-escola aos três anos, natação aos quatro, lições de piano aos cinco, escola aos seis e um exército de professores, explicadores, educadores e psicólogos, como se a criança fosse um potro de competição.

Eis a ideologia criminosa que se instalou nas sociedades modernas: a vida não é para ser vivida - mas construída com sucessos pessoais e profissionais uns atrás dos outros em progressão geométrica para o infinito. É preciso o emprego de sonho, a casa de sonho, o maridinho ou a esposa de sonho, os amigos de sonho, as férias de sonho, os restaurantes de sonho.

Não admira que até 2020 um terço da população mundial esteja a mamar forte no Prozac. É a velha história da cenoura e do burro: quanto mais temos mais queremos. Quanto mais queremos mais desesperamos. A meritocracia gera uma insatisfação insaciável que acabará por arrasar o mais leve traço de humanidade. O que não deixa de ser uma lástima.

Se as pessoas voltassem a ler os clássicos, sobretudo Montaigne, saberiam que o fim último da vida não é a excelência mas sim a Felicidade.”


Este texto é da autoria de João Pereira Coutinho, um jovem, nascido em 1976, formado em História na variante História de Arte com Pós Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica de Lisboa onde ensina como Professor Convidado.

Jornalista e colunista do Independente entre 1998 e 2003 e presentemente do Expresso. Obviamente, é um jovem culto, inteligente, bom escritor e bem falante.

De acordo com os rótulos em vigor é um homem de direita e como colunista contracenava no Expresso, com Daniel Oliveira, do Bloco de Esquerda seu adversário e opositor político.

Este texto está na linha exacta daquilo que politicamente é João P. Coutinho e eu, que não simpatizo com rótulos, prefiro não concordar ou discordar à priori e em bloco, já que a realidade social é muito complexa e na sua análise exige muita serenidade, ponderação e distanciamento.

O que, no fundo, João P. Coutinho afirma é que as pessoas são hoje preparadas para competir ferozmente por falsos objectivos que mesmo quando são atingidos, e eles nunca o serão totalmente, nos impedem de viver e retirar da vida aquilo que ela tem verdadeiramente de bom e, por isso, vão fatalmente ser infelizes e sobreviver à custa de anti depressivos.

Realmente, não é fácil fazer a apologia de um tipo de vida que permanentemente nos coloca numa “arena” na qual, como antigos gladiadores, “terçamos armas” contra colegas de aula, de profissão, amigos, conhecidos e desconhecidos, sempre debaixo de “aplausos” ou mudas censuras da família e da sociedade, sem que alguém se preocupe em saber, simplesmente, se somos felizes.

Há uns bons anos atrás, um colega meu que triunfou na política e chegou mesmo a membro do governo, nos anos oitenta, confessava-me, orgulhoso, que o filho estava envolvido em três Cursos em simultâneo. Como ele me dizia: “era o três em um…”

Ele tinha conseguido incutir no filho o espírito de um lutador e apoiou-o e incentivou-o na persecução de metas que se transformaram em objectivos para os quais só a excelência podia satisfazer.

É justa esta preocupação dos pais em dotarem os filhos com todas as armas para uma competição vitoriosa?

Para João P. Coutinho não só é injusta como também criminosa embora, ele próprio, nem sequer se atreva a ter filhos talvez, porque em sociedade, o melhor é seguir a “ordem estabelecida”… mesmo quando não se concorda ela.

Mas, João P. Coutinho parece fazer a apologia da sociedade que existia há cem ou duzentos anos atrás quando a vida de cada um se definia pelo nascimento, pelo extracto social e pela fortuna dos progenitores ou seja, uma sociedade de exclusão, injusta e desigual.

O egoísmo e a desigualdade decorrem da própria natureza humana enquanto ela não se corrigir a si propria, se é que alguma vez isso irá acontecer.

Introduzi-la na sociedade logo à partida, como um vírus, não me parece que seja princípio que ainda se continue a defender.


Neste ponto fulcral eu e João Pereira Coutinho vamos cada um para seu lado.

Quanto à sociedade de “pessoas de excelência” mas infelizes e neuróticas, creio que os jovens darão a resposta a esse problema porque a felicidade, como objectivo, será sempre uma preocupação individual e os caminhos para ela, dos mais difíceis que
existem, estão sempre a
tempo de ser corrigidos.

Site Meter