quarta-feira, dezembro 10, 2008

Música Popular Brasileira

Bibliografia III


Herivelto Martins – “Avé Maria no Morro”.

Nasceu em 1912 no Rio de Janeiro. Gerente de uma barbearia, Herivelto mostrou interesse em conhecer os grandes sambistas que viviam no Morro de São Carlos.
É então que conhece os compositores Príncipe Pertinho e José Luís da costa que lhe abrem as portas para uma carreira artística.

Em 1936 passou a viver com a cantora Dalva de Oliveira com quem casou em 1937.

Certa vez, num Bilhar, observou um bando de pardais recolhendo às árvores para dormir e sentiu que isso daria um samba e compôs logo os primeiros versos e assim começou a “Ave Maria no Morro” com posterior grande sucesso não obstante o Cardeal Dom Sebastião Leme ter considerado a canção uma heresia e só não foi proibido pelas boas relações que Herivelto tinha com os censores da época.

Foi o compositor que mais sambas escreveu. Faleceu em 1992.

Ouviremos a “Avé Maria no Morro” na voz de João Gilberto, acompanhado pelo seu violão e num tom intimista como teria preferido o Cardeal Dom Sebastião.


Dorival Caymmi – “Marina”- Samba-Canção de 1947 foi gravado com enorme sucesso.
Dorival foi, de resto, de acordo com a maioria dos críticos da especialidade, um dos melhores compositores brasileiros tendo recebido inúmeros prémios e homenagens e até o título Honoris Causa da Universidade Federal da Baía.

Em 1985 inaugurou a Avenida Dorival Caymmi na capital da Baía.

Em 1939 casou com Stela Maris que conheceu num programa de caloiros e tiveram três filhos: Nana, Dorival e Danilo todos dedicados à música.


Dolores Durand- “A Noite de Meu Bem”
Nasceu em 1930, filha de um sargento da Marinha, cedo revelou a sua aptidão musical e aos 3 anos já cantava e aos 5 participava em festas populares.

Foi mulher de muitos amores e grandes paixões.
Na madrugada de 23 de Outubro de 1959, depois do seu show na Boite Little Club foi com amigos a uma festa no Clube da Aeronáutica. Chegou a casa por volta das 7 horas tendo dito à empregada: “não me acorde, estou cansada, vou dormir até morrer”.
Faleceu nessa mesma manhã…dormindo.

Tinha morrido aos 29 anos a maior das compositoras brasileiras do samba-canção.


Tom Jobim e Vinício de Morais - “Se todos Fossem Iguais a Você”.

Tom Jobim foi o compositor mais famoso dentro e fora do Brasil na última metade do século XX.
Carioca, nasceu na Tijuca em 1927 e em 1931 mudou-se para Ipanema. Em 1941 iniciou os estudos musicais com vários professores até obter uma excelente formação musical.

Formou com Vinícius de Moraes a mais famosa dupla de compositores da moderna música popular brasileira, provavelmente a mais erudita onde Vinícius era mais letrista e Jobim mais compositor.

Juntos, compuseram músicas maravilhosas tais como : “Se Todos Fossem Iguais a Você”, “Eu Sei Que Vou Te Amar”, “A Garota de Ipanema”, uma das canções mais gravadas no mundo, “A Felicidade”, “Insensatez”, “Canção de Amor e Paz”, “Ela é Carioca”, “Eu não Existo”e muitas outras.

Faleceu em Nova York em Dezembro de 1994 com 67 anos.


Maria Bethânia
– “Lábios de Mel” Letra e Música de Waldir Rocha, canta Maria Bethânia de quem poeta Carol Chidiac escreveu:

- “Maria Bethânia é a reunião dos 4 elementos. Tem o veneno e o antídoto da vida. Canta o que vale a pena recordar. É exactamente o que é. O que faz sentido: o amor.
Ela vive, suporta e se prepara. Escrever sobre ela exige punho firme, voz activa, olhos sinceros.
Caminhar em seus entremeios é encantar-se pela sua resistência em função do que sempre quis cumprir. E sabia que tinha que cumprir.

Ela foi predestinada ao palco, à magia. Não havia outra solução. Chegar até Bethânia por obra do destino é descobrir a nossa própria alma guerreira.
E sentir alívio ao ver o fogo, fulgir e fundir-se, coabitar com ele.
Para banhar-se na luz dos raios desta filha de Yansão basta apenas não fugir da febre. Cuidem dela. Porque do seu peito brotam os sons que as pessoas cantarão para ver renascer a vida.”

Site Meter