terça-feira, dezembro 09, 2008

Música Popular Brasileira


Biografia II


Nelson Gonçalves – Nome artístico de António Gonçalves Sobral, cantor e compositor que nasceu em 1919 em Santana do Livramento mas logo seguiu para S. Paulo com os seus pais.

Teve uma vida intensamente boémia e gravou o seu primeiro disco em 1941, “Se eu Pudesse um Dia”.

Vendeu 50.000 milhões de discos e dele disse o musicólogo Ricardo Cravo Alvim:

- “Foi o último de uma geração que vinha da generosa tradição de grandes intérpretes que abriam o peito e cantavam e encantavam mesmo sem microfone. O seu reportório romântico embalava as profundezas ancestrais de um povo como o nosso, tão visceralmente mulato, fruto de três raças sentimentais como o branco, o escravo negro e o índio roubado das suas próprias terras”.

Waldir Azevedo – Grande músico e instrumentista gravou na Continental 38 discos de 78 rpm facto raro para musicais não cantados. Autor de “Brasileirinho”, logo no princípio da sua carreira em 1940, um dos choros mais executados e de maior sucesso da MPB mas também “Delicado”, “Carioquinha”, “Madrigal”, “Amigos do Samba”.

A sua biografia foi lançada em 2000 pelos jornalistas Sérgio Cabral e Eulícia Esteves e o chorinho “Brasileirinho” voltou a ter sucesso internacional pois foi a música escolhida pela ginasta Daiana dos Santos nas Olimpíadas de Atenas em 2004.

Faleceu em 1980 aos 77 anos deixando uma extensa e profícua obra musical.


Ataúlfo Alves e Mário Lago (lembram-se dele da Telenovela “O Casarão) – Formaram dois parceiros que se completavam perfeitamente e que fizeram um enorme sucesso no Carnaval de 1944 com o samba “Atire a Primeira Pedra”.

Ataúlfo na parte musical e Mário Lago na letra, este samba retrata a vontade enorme de reconciliação de um amante que não tem medo de ser chamado de cobarde.

É um dos mais bonitos sambas carnavalescos de todos os tempos pois a música e a letra casam-se perfeitamente.


Lamartine Babo - Foi um dos grandes compositores brasileiros, profícuo, possuidor de fino humor, grande sensibilidade e carnavalesco.

Entre os seus grandes sucessos estão: “Teu Cabelo Não Nega”, “No Rancho Fundo, “Rasguei a Minha Fantasia”, “Isto é lá com Santo António”, Chegou a Hora da fogueira”, “Nada Além”.

Para lá de grande compositor, esteve ligado à Rádio e ao Futebol tendo sido o autor dos hinos de 11 Clubes de Futebol do Rio de Janeiro entre eles o Flamengo, Vasco da Gama Botafogo e o América, seu clube do coração.


Francisco Mattoso – Também músico e letrista como Lamartine mostrou a este a música ainda sem letra e este apaixonou-se pela beleza da melodia, mudou algumas notas, como era do seu feitio e compôs os versos de forma tão adequada que a composição ficou parecendo ser da autoria apenas de uma pessoa.
A canção, “Eu Sonhei Que Estavas Tão Linda”, foi gravada em 1941 no ano em que Mattoso, já muito enfermo, faleceu sem ter conhecido o sucesso da sua obra


Site Meter