terça-feira, fevereiro 03, 2009


TIETA DO AGRESTE

EPISÓDIO Nº 39



ONDE PERPÈTUA, CUNHADA ATENTA, CUIDA DA ALMA DO COMENDADOR ENQUANTO TIETA E LEONORA, EM ELEGANTES MODELOS TRANSPARENTES, EMPOLGAM O BURGO E ASCÂNIO TRINDADE EXPLICA O PROBLEMA DA LUZ ELÉTRICA


Pela manhã, durante o café gordo – inhame, aipim, fruta-pão, banana cozida, cuscuz de puba mandado por dona Milú; como manter a linha e não engordar? – Perpétua comunica os horários da missa pela alma do Comendador e da entronização, a missa no sábado às oito horas, a entronização no Domingo, às onze. Antonieta se alarma; se não contiver a irmã mais velha passará a temporada de férias na igreja, adeus projectos de praias, de passeios.

- Missa? Já mandamos rezar em São Paulo, na igreja da Sé. DE sétimo dia, de mês. Várias.

- Isso não tem importância, quanto mais melhor para a alma dele. Como é que a gente ia ficar se não mandasse celebrar nem uma missa? Eu, Elisa, o Velho? O que o povo havia de dizer? Um comendador do Papa, um nobre da igreja, ainda hoje padre Mariano repetiu: temos de cuidar da alma dele. Fez uma carrada de elogios a você. Por causa do hostiário.

- Você já esteve com o padre, hoje? A que horas?

- Não perco a missa das seis. Nem eu nem Ricardo, quando está aqui. É ele quem ajuda.

Ricardo aproveita e pergunta se pode tirar a batina, botar o calção, ir ao rio, experimentar o molinete. Antonieta adianta-se:

- Pode, sim, meu filho. Vá brincar. E só volte na hora do almoço.

- Obrigado, tia – Sai rápido antes que a mãe proteste.

- Uma graça, esse teu filho estudante de padre, ainda não me acostumei. De dia de batina, de noite de camisolão. Tamanho homem, Perpétua! Vou comprar um par de pijamas para ele.

Vai começar a usar quando for para o seminário. Fiz uma promessa à Senhora de Sant’Ana: se, um dia, Deus me desse um filho, ele seria padre, Ricardo foi o primeiro, pusemos o nome do avô, do pai do Major. Gosta de estudar, tem temor a Deus, estou contente com ele.

Tieta volta ao assunto da missa:

- Que droga, eu tinha pensado passar o fim-de-semana em Mangue Seco, mostrar a praia a Leonora, ver se escolho um terreno para comprar. Ia combinar hoje com o Comandante, ele nos convidou quando chegámos.

Eu também vou tia. – De calção, segurando os pés de pato e a máscara de mergulhador, Peto espera o irmão.

Este sábado não vai dar jeito. Você não pode faltar na missa. Nem na entronização, foi você quem me deu o Sagrado Coração. Já pensou? São coisas santas mais importantes do que praia e banho de mar – força Perpétua.

Antonieta controla-se, engole o mau humor. Também que ideia a sua, vir carregada de troféus religiosos, ela que nunca fora de missa e sacristia! Culpa de Carmosina: Perpétua tem uma Santa Ceia na sala de jantar, se você trouxer um Coração de Jesus para a sala de visitas, a beata vai ficar maluca de contente. Não esqueça uma lembrança para a Matriz, padre Mariano só faltou lhe canonizar no sermão em que fez o seu epitáfio. Foi atrás dos conselhos de Carmô, o resultado é esse: um porre de igreja. Chegou sonhando com a praia de Mangue Seco, merda! Engole também o palavrão.

Site Meter