sexta-feira, agosto 07, 2009


TIETA DO AGRESTE
EPISÓDIO Nº 200





A famosa história da polaca de Osnar, como a experiência comprova, é chave mestra, abre o cadeado de qualquer xibiu, não falha. Nessa certeza marcha Osnar para a Praça; pode ser que um dia essa fábrica de bosta se instale mesmo no coqueiral de Mangue Seco e, antes de tudo apodrecer, Bebé, proclamada Rainha do Agreste, o coração e os baixios sensibilizados com os emocionantes detalhes da história sem igual, queira experimentar a rigidez e o sadio sabor do pau não poluído de um sertanejo, gulodice de apetite.

Aproxima-se a tempo de ver um sujeito vestido de brim caqui, empunhando uma pasta, saltar do jipe e encaminhar-se para a porta de entrada da Prefeitura, deixando dois outros tipos no veículo. Resfolegam atrás as grandes máquinas, em respiração de pedra, truculenta. De Bety nem sinal. Nem dela, nem do cordial vigarista, falastrão e poliglota a cujas ordens obedece a incrementada ruiva. Desiludido, Osnar, retira-se para o bar, dedicando-se, em companhia de seu Manuel, a azedos comentários em torno da Brastânio.

- Antes, pelo menos, mandavam umas fêmeas vistosas para a gente olhar. Agora só dá macho.

- E esses trambolhos – seu Manuel aponta as máquinas – para que servem? A que se destinam?

- A nos fuder a vida, Almirante, tu vai ver.

Na Prefeitura, o indivíduo desembarcado do jipe entrega a Ascânio uma carta do doutor Mirko Stefano na qual o Magnífico, extremamente gentil depois de cumprimentar seu simpático amigo Ascânio Trindade, apresenta-lhe o doutor Remo Quarentini, engenheiro-chefe da Companhia Baiana de Engenharia e Projectos – CBEP que, à frente de um grupo de técnicos, vai a Agreste fazer o levantamento dos dados referentes à estrada, com vistas às obras indispensáveis: rectificação do traçado, alargamento, pavimentação. Aproveitando a circunstância, leva com ele máquinas e operários para o asfaltamento da rua, cumprindo assim a Brastânio promessa feita à comuna por intermédio dele, Mirko. Termina convidando o prezado amigo a comparecer com a maior urgência na capital baiana para importante conferência com elementos da directoria da directoria da Empresa sobre os problemas relativos à instalação da indústria de dióxido de titânio na região. Tem boas notícias a dar, quer fazê-lo pessoalmente.

Antes de assinar a carta, com abraços cordiais, avisa que as despesas da viagem correrão por conta da Brastânio, desejosa de não pesar no orçamento da Prefeitura. “Até breve, caro amigo, conto com a sua presença. Aproveite a condução e a companhia e venha com o doutor Remo que, além de tudo, é um emérito contador de anedotas.

Olhando-o, ninguém diria tratar-se de emérito contador de anedotas: careca, barbas loiras, longas e emaranhadas, cara típica de quem comeu merda e não gostou, silencioso.

Nem por isso Ascânio deixa de lhe apresentar calorosas bem-vindas em nome das autoridades e do povo do município, de colocar-se às suas ordens prevenindo-lhe, ao mesmo tempo de acompanhá-lo na viagem de volta, disposto a regalar-se com o hilariante reportório.

Enquanto no interior da Prefeitura sucedem-se estas etiquetas, na Praça,
curiosos e desocupados examinam os Catrapillars, boquiabertos. Peto, a quem viaturas e máquinas interessam quase tanto quanto os mistérios do sexo, descreve-lhes a utilidade e cita-lhes os apelidos. Patrola, melosa e rolo compressor destinam-se a abrir as ruas e a pavimentá-las. Não com as pedras desiguais com que o avô de Ascânio, em tempos prósperos, calçara a Praça da Matriz, a rua da Frente, a Praça do Mercado (desde então Praça Coronel Francisco Trindade) mas com negro asfalto, calçamento conhecido apenas por aqueles que já viajaram pelo menos até Esplanada, Peto entre eles: três vezes acompanhara Perpétua à cidade vizinha e uma a Aracaju, quase um globe trotter. Começam a acontecer novidades de monta, não há dúvida. Não se trata mais de
conversa fiada.

Site Meter