segunda-feira, agosto 31, 2009


TIETA DO AGRESTE
EPISÓDIO Nº220


EPISÓDIO INICIAL DE ASCÂNIO TRINDADE NA CAPITAL OU DA FORMAÇÃO DE UM DIRIGENTE A SERVIÇO DO PROGRESSO: PISCINA, CENTRO INDUSTRIAL E PATRÍCIA, DITA PAT


Somente ao término da estada na capital, no terceiro dia, por ocasião da última conversa com o Magnífico Doutor, quando um certo calor humano se fez presente por os eflúvios do conhaque, deixou Ascânio Trindade de sentir-se incómodo, possuído por uma vaga impressão de dependência, de não se encontrar em plena posse da sua liberdade. Sensação em realidade indefinível e sem razão aparente, devida talvez ao ambiente para ele completamente estranho. De súbito, hóspede de hotel de luxo, convivendo com pessoas de um mundo desconhecido, desconcertante e envolvente com o qual jamais mantivera qualquer espécie de contacto.

No primeiro dia, chegara a pensar que o doutor Mirko Stefano o fizera vir com tamanha urgência apenas para lhe oferecer drinques e moças à beira da piscina. Desembarcara do jip à noite, mais fatigado talvez das anedotas do engenheiro Quarantini do que da sacolejante travessia. Cumprindo sem dúvida ordens anteriores, o chofer o conduziu a um grande hotel onde lhe entregaram um recado do Magnífico Doutor; ocupe os aposentos reservados em seu nome, amanhã nos veremos.

Realmente encontraram-se, meio-dia passado, quando Ascânio já se preparava para ir almoçar, depois de ter ficado toda a manhã à espera, primeiro no quarto, na expectativa do telefone; em seguida, trocando pernas no saguão e nas imediações: admirando as butiques, a galeria de arte e antiguidades, as tapeçarias de Genaro, o painel em cerâmica de Carybé, esculturas de Mário Cravo em fibra de vidro, os turistas de bermudas e camisas floridas; arriscando olhadelas ao bar e à piscina onde mulheres lindas, em provocantes duas peças, tomavam banho de sol, corpos à mostra.

Vira o Magnífico Doutor de um dos dois imponentes carros negros para os quais se precipitaram bois e porteiros, disputando bagagens e gorjetas.

Dos automóveis desceram três outros passageiros, sumiram como que por encanto, com pastas e valises, num dos elevadores. Doutor Mirko permaneceu no hall, e se dirigia à recepção quando enxergou Ascânio. De braços abertos marchou na sua direcção, efusivo, a lhe pedir desculpas por havê-lo abandonado.

Site Meter