quarta-feira, setembro 02, 2009


TIETA DO AGRESTE
EPISÓDIO Nº 222



Depois do almoço, no luxuoso restaurante do hotel, Patrícia o deixou para que ele repousasse, tendo ela própria compromisso. Mas voltaria às três para levá-lo a passear ou às compras, conforme preferisse.

No fusca dirigido por Patrícia, Ascânio percorreu a cidade onde não punha os pés há mais de sete anos, agora cortada por novas avenidas, estendendo-se pela orla marítima, pululante de movimento, a população duplicada. Mudara demais nesses anos, transformara-se. Onde a velha urbe modorrenta dos seus tempos de universitário, vivendo das glórias do passado, da tradição de cidade histórica, célula mater, berço de nacionalidade e outras retóricas, capital de um estado de economia atrasada, agro pastoril? Para definir a estagnação, a decadência da Bahia, Máximo Lima vociferava na faculdade:

- Não tem sequer fábrica de cerveja e em breve não terá mesmo ruínas antigas para mostrar.

Precisava de ver Máximo antes de regressar, comentar com ele a transformação que ia atingir agora o longínquo município de Sant’Ana do Agreste. Para isso viera, para a grande decisão.

De moto próprio ou obedecendo ordens, após haver percorrido as novas avenidas, Patrícia dirigiu-se à rodagem e o conduziu ao centro industrial de Aratu, empreendimento tão badalado em todo o país, apontado como exemplo devido à infra-estrutura estabelecida à base de estudos de especialistas, planificada sob a direcção de Sérgio Bernardes, nome famoso. Um imenso canteiro de obras, no qual algumas indústrias recém instaladas começavam a produzir, enquanto muitas outras, em vias de instalação, levantavam blocos de fábricas.

Na véspera, Ascânio passara por ali no jipe mas, no escuro e no silêncio da noite, as grandes chaminés e as estruturas dos edifícios eram apenas vultos imprecisos. Agora, ele as via, as chaminés lançando fumaça, as estruturas crescendo em ritmo acelerado, um barulho de batalha. Na extensão de muitos quilómetros, enormes placas com o nome das empresas anunciavam os produtos que estão sendo ou serão em breve manufacturados no pólo industrial de Aratu. Máquinas ciclópicas e centenas de homens removem toneladas de terra nas escavações, erguem paredes de tijolos e de concreto, soldem e fundem metais brilhantes.

O fusca parou à margem da estrada. Ascânio, boquiaberto, sentiu a pressão da coxa de Patrícia contra a sua, desviou a vista das chaminés. A moça sorria:

- Mais adiante, no caminho para Camaçari, ficará a petroquímica. Um colosso, não é? – Uma afirmação, não uma pergunta.

Ascânio voltou-se para ela, os olhos brilhando de entusiasmo, Patrícia lhe ofereceu a boca. Ao beijá-la era como se beijasse a nova Bahia.

Retornaram pela orla marítima. Diante da beleza do mar e das praias, em terrenos anteriormente descampados, sucediam-se hotéis, restaurantes, bares, boates, clubes, residenciais faustosas e moderníssimas, um panorama novo e sumptuoso. Pararam num bar. Alegre e sequiosa, Patrícia reclamou cerveja – de fabricação baiana com know–how dinamarquês, a melhor do mundo, esclareceu a informada cicerone – comprou cigarros americanos. Quando Ascânio quis puxar da carteira para pagar a pequena despesa, ela já estendia uma cédula para o caixa, sem dar importância aos protestos do rapaz ofendido no seu amor-próprio masculino:

- Não seja machista, neném, isso caiu de moda e quem paga é a Brastânio.

Andaram até à praia, sentaram-se na areia, trocaram beijos.

Você é um amor neném.

Antes do jantar aconteceu o anunciado contacto com o doutor Mirko Stefano e telefónico, porém extremamente cordial. O Magnífico continuava ocupadérrimo, pardon, mon cher ami, não ia poder reunir-se com Ascânio senão no dia seguinte, enquanto isso Pat se ocuparia dele. Quis saber como transcorrera a tarde, Ascânio contou-lhe a ida ao Centro Industrial, o impacto:

- Grandioso! Eu sabia que era uma realização importante, mas superou de muito a minha expectativa. É exaltante!

- Não é? Tudo aquilo de um dia para o outro não passava de um matagal abandonado. Pior que as praias de Agreste. Já imaginou como será o coqueiral de Mangue Seco muito em breve? Bem, divirta-se porque amanhã teremos muito que fazer. Esteja na portaria às dez em ponto da manhã, quero lhe apresentar alguns amigos.

Patrícia deixara Ascânio na porta do hotel, fora a casa mudar de traje, iam jantar fora. Chegou tão chique a ponto dele sentir-se um pouco constrangido no batido e mal talhado terno azul, obra de seu Miguel Rosinha que corta e cose paletós e calças do coronel Artur de Tapitanga há mais de quarenta anos. Antes de saírem, Patrícia avisara que não se coçasse para pagar nenhum gasto, as despesas corriam por conta da Brastânio. Comeram num restaurante da orla, depois ela propôs uma boate onde dançaram de rosto colado até depois da meia-noite. As contas assombraram-no. Se lhe competisse pagar, não teria dinheiro suficiente, passaria vergonha.

Tendo estacionado o carro ao lado do passeio do hotel, Patrícia subiu no elevador junto com Ascânio, no quarto pediu-lhe que puxasse o ziper nas costas do vestido, um longo verde malva com aplicações de renda branca. De dentro dele saiu nuinha pois o tapa sexo não tapava nada. Tinha um sinal de beleza no alto da coxa. Depois do duche, Pat o esperou na cama.
Por conta da Brastânio
, pensou o aprendiz de dirigente.

Site Meter