domingo, setembro 20, 2009

TIETA DO AGRESTE
EPISÓDIO Nº 237



DO HERDEIRO IMPREVISTO E DE NOVA ENCOMENDA DE POEMA AO VATE BARBOZINHA


Aproximadamente à mesma hora em que os pescadores do Mangue Seco com o apoio de Tieta e Ricardo e o fundamento ideológico fornecido pelo engenheiro Pedro Palmeira, expulsavam os técnicos da Brastânio, reuniram-se no cartório do doutor Franklin os diversos interessados nos terrenos do coqueiral. Encontro promovido pelo tabelião atendendo a pedido do doutor Baltazar Moreira, adiado mais de uma vez devido à ausência do doutor Marcolino Pitombo a tramar em esplanada, por fim aconteceu.

Na sala do cartório juntaram-se, depois do almoço, os três advogados e os seus clientes: doutor Marcolino Pombo, ladeado por Jarde e Josafá Antunes, o velho sentado, abatido, o moço de pé, exultante; doutor Baltazar Moreira a oferecer a melhor cadeira a dona Carlota Antunes Alves; cochichando com Modesto Pires; doutor Gustavo Galvão, por uma vez de paletó e gravata, recomendando calma a Canuto Tavares. Como se prolonga a demora de Fidélio, também convidado na sua condição de Antunes e pretenso herdeiro, resolvem começar a reunião, mesmo em sua ausência, estranho litigante, até aquele momento sem advogado a representá-lo.

Exactamente para comentar tal procedimento, Marcolino Pitombo inicia os debates:

- Esse moço está fazendo uma jogada que não deixa de ser inteligente. Está esperando que cheguemos a uma solução para intervir. Podem escrever o que estou dizendo.

Lápis em punho o robusto Bonaparte, convidado a secretariar a reunião e a estabelecer a acta dos trabalhos, prepara-se para anotar a intervenção numa folha de papel almaço, mas o causídico o impede:

- Não vale a pena colocar isso na acta, meu filho.

Bonaparte obedece. Apesar de contraditório – escreva o que estou dizendo, não coloque isso na acta – o velho é simpático e solta uns cobres. Os outros uns pães duros, uns canguinhas.

- Pergunto se, nesse caso, vale a pena tratar alguma coisa sem sua presença – prossegue doutor Marcolino, interessado em transferir a reunião para depois da volta do secretário da Prefeitura, após ter com ele conversado e obtido a precisa informação sobre o local exacto onde a Brastânio erguerá seus edifícios.

- Não vejo porque devemos ficar à sua mercê. Proponho que discutamos os problemas pendentes, sem esperar esse moço que me parece um leviano – declara doutor Baltazar Moreira do alto da papada, sorrindo, ora para dona Carlota ora para Modesto Pires.

- Esse rapaz é serventuário da justiça, oficial do registo civil. Como tem muito pouco que fazer, passa o dia no bar quando não fica em casa ouvindo essa barulheira que os moços de hoje chamam música. Não penso que ele vá aparecer. Mandei sondá-lo há dias a respeito dos terrenos, nem me respondeu. Não digo que seja mau rapaz, mas é um desses que não liga para nada – informa o dono do curtume.

- Então, comecemos – diz doutor Franklin para ganhar tempo – O senhor, doutor Baltazar, que pediu a reunião, abra a reunião dizendo o motivo que o levou a tomar essa iniciativa.

Doutor Baltazar Moreira tempera a garganta:

- Pois muito bem. Tendo me detido no estudo deste complexo assunto, cheguei à conclusão que se impõe um acordo entre as partes interessadas, ou seja, entre todos os pretensos herdeiros, os diversos descendentes de Manuel Bezerra Antunes, para que possamos ir juntos `justiça sem problemas, em disputas entre nós.

A ideia parece-me válida – apoia o doutor Galvão, a par da proposta e com ela de acordo desde a véspera, quando mantivera conversa reservada com Doutor Baltazar. Repete então os argumentos usados pelo colega: - Afinal por que os herdeiros, tendo se desinteressado por completo dos terrenos durante todos estes anos, voltam-se agora para a defesa dos seus interesses, para se integrarem na posse da herança? Porque existe um comprador valioso para essas
terras, como é do domínio público, a Brastânio. Não é isso?

Site Meter