segunda-feira, outubro 12, 2009


TIETA DO AGRESTE
EPISÓDIO Nº 257


O PICANTE DIÁLOGO NO BARCO DE PIRICA ENTRE A CARENTE E A MAIS CARENTE AINDA


No ancoradouro, apenas dona Carmosina e Elisa tomam assento no barco de Pirica. Ricardo, coitado, preso dos deveres de seminarista, ficara a ajudar padre Mariano no inventário. Os demais convidados irão mais tarde, com Astério na lancha de Elieser: Barbozinha, Osnar, Aminthas, Seixas e Fidélio. Que gesto digno teve esse rapaz, Elisa! Também dona Milú, às voltas com um parto, será da curriola se a criança nascer a tempo. Astério saiu de madrugada para Vista Alegre, Domingo é dia de contas, ele passa a manhã na roça. Os demais, ah!, os demais minha filha dormem cansados da noite de farra. Farra monumental, nem queira saber o motivo.

- Ah! me conta, Carmô!

Ninguém pode com Carmô! São apenas nove da manhã ela já tem pleno conhecimento do que aconteceu na véspera à noite, das bandalheiras ocorridas na madrugada, dos maus passos dos boémios. Enquanto o barco parte e Pirica se entrega ao controle do motor e do leme, dona Carmosina descreve para Elisa detalhes picarescos da festa da iniciação de Peto na pensão de Zuleika Cinderela.

- Peto? Mas se ontem completou treze anos, uma criança… Elisa não crê em seus ouvidos.

- Exactamente. Aos treze anos, o cidadão brasileiro alcança a maioridade sexual, segundo Osnar – Dona Carmosina ri com gosto; esse Osnar, ai, é o único mas, que pena! Não adianta suspirar por ele. – Aminthas passou lá em casa para avisar que virão na lancha, a tempo do almoço. Estava chegando da festa, imagine você, por volta das seis e meia. Me contou tudinho. Zuleika é especialista, foi ela quem papou toda a rapaziada de Agreste – pronuncia a palavra papou com inveja e gula.

Elisa anda triste, sorumbática, dona Carmosina esforça-se por fazê-la sorrir, tentando interessá-la na vida da cidade. O assunto picante consegue despertar a tenção da bela e melancólica esposa de Astério que aproveita para satisfazer antiga curiosidade.

- Astério também?

- Todos, ao que parece.

- Astério não é homem dessas coisas. Às vezes conta casos dos outros que ouve no bilhar. Não passa disso. Garanto que nunca foi de frequentar a pensão…

- Astério? Então tu não sabe? – Dona Carmosina pergunta e ela mesmo responde: - Como tu há-de saber se eu nunca te contei e nenhuma outra ia te contar? Teu marido foi de morte, minha filha, um farrista famoso.

- Farrista famoso, Astério? Tenha paciência Carmô, Carmô, não acredito.

- Não? Pois trate de acreditar. Famoso na pensão e fora dela, minha filha. E ainda por cima tinha seus particulares. Sabe qual era o apelido dele no tempo de solteiro? De teu maridinho?

- Qual? Me diga – Na face e na voz de Elisa transparece uma nota de vivacidade a romper por fim a indiferença e a amargura.

- Não vá se zangar, hein! Astério era conhecido pelo nome de Consolo do Fiofó das Vitalinas. Sugestivo, não é?

- Como é? – entre pasmada e sorridente – Consolo? Por quê? Vamos Carmô, me explica.

Suspicaz, dona Carmosina perscruta, com os olhos miúdos, a face da amiga e protegida. Será que Elisa realmente não está a par do apelido, das inclinações e proezas de Astério ou se faz de inocente?

- Não me diga que não sabe das preferências sexuais de teu marido. Afinal tu está casada com ele há mais de dez anos.

- Preferências? Juro que não sei do que está falando. Se tu estás referindo a coisas que dizem que alguns homens e mulheres fazem, posso garantir que comigo nunca teve disso. Quando acontece, é sempre igual, no jeito de fazer menino. Até tem um nome…

- Papai e mamãe, é a posição clássica. Osnar diz que é a dos bobocas. Esse Osnar… - Gosta de repetir o nome, rima predilecta de seus versos.

Na voz de Elisa reponta uma queixa, uma carência:

- Ainda assim, quando lhe dá vontade.

- Pois se não sabe, fique sabendo, minha filha que teu marido era famoso por… - apesar de estarem sozinhas, Pirica atento ao leme, aproxima a boca do ouvido de Elisa para lhe comentar as comentadas predilecções de Astério.

- Na bunda? Meu Deus! Nunca soube disso…


Site Meter