segunda-feira, novembro 16, 2009


CÍRCULO DOS
LEITORES


Quem Paga Passeio à Turquia?




Há meses fui surpreendido, como milhares de outras pessoas Sócias do Círculo de Leitores por esse país fora, por um Convite aliciante:

- Visita à Turquia, durante uma semana, em regime de meia pensão, pequenos-almoços e jantares tipo buffet (bebidas não incluídas) com:

. 4 noites em Hotel de 5 estrelas na região de Antálya;

. 1 noite em hotel de 4 estrelas na região de Konya;

. 2 noites em hotel de 4 estrelas na Capadócia;

. Transfers para os lugares assinalados em autocarro climatizado;

. Uma noite tradicional turca (incluindo o jantar) com música e folclore;

. Visita a lojas tradicionais de Tapetes, Jóias e Couros (Casacos e Blusões);

. Serviços de um guia, ao longo de toda a visita, a falar português.

Para mim, o ponto alto do passeio era a visita às cidades subterrâneas da Capadócia.

Tudo isto, contra o pagamento de 399 Euros, preço do bilhete de ida e volta em voo charter, (muito menos do que num voo de carreira) mais 29 de taxa de segurança no aeroporto e um “pacote” de 168, na prática obrigatório e ao mesmo tempo vantajoso, que correspondia ao pagamento de cinco almoços e aos bilhetes de entrada em todos os locais a visitar.

Naturalmente, que uma viagem destas praticamente oferecida, levantava a questão de saber: quem paga?

- Olhe, quem paga não sei, respondeu-me a funcionária colaboradora da Reflex Holidays, já outras pessoas me perguntaram mas pode ir à confiança porque não vai ser enganado.

De qualquer forma, O Círculo dos Leitores era entidade suficientemente idónea para me deixar à vontade.

Claro que aceitei o convite, não para a data que mais me convinha mas para aquela que estava disponível pois muitas pessoas já tinham aderido à oferta.

De regresso da viagem, que mais se assemelhou a uma visita de estudo dado o interesse cultural da região e dos locais visitados, posso agora garantir que o Convite do Círculo dos Leitores se traduziu, efectivamente, numa oportunidade de realizar um óptimo passeio a um preço pouco mais que simbólico.

E, finalmente, fiquei a saber quem paga:

- Este tipo de viagens que se realizam há mais de quinze anos são subsidiadas pelo governo turco para incrementar todos os sectores de actividade que estão ligados ao turismo e à exportação, sendo que as visitas às três fábricas/lojas, couros, jóias e tapetes (os célebres tapetes turcos) são, para os turcos, a parte importante destes circuitos para não falar do imenso artesanato que é vendido em todos os locais em que se pára para visitas ou para descanso nas viagens do autocarro.

Durante os primeiros anos o governo turco apenas subsidiava estas viagens aos alemães. Não esqueçamos que 5 milhões de turcos trabalham na Alemanha e a 2ª maior fábrica do mundo da Mercedes está na Turquia. Depois os convites foram progressivamente tornados extensivos a Suíços, Franceses e Espanhóis.

De há dois anos a esta parte, com a visita oficial do nosso Presidente da República e a intensificação das relações económicas entre os dois países, passaram a incluir portugueses nas pessoas dos Sócios dos Círculos dos Leitores.

E por quê Círculo dos Leitores?

- Porque as pessoas que lêem e compram livros serão as mais cultas, pertencem a extractos sociais mais elevados e, em princípio, terão maior poder de compra.

No fundo, todos os países “fogem” dos turistas de “pé descalço” procurando mesmo, como neste caso, ir directamente às pessoas que melhor podem servir os seus interesses.

Por exemplo, o governo turco paga também as despesas de alfândega e transporte até à casa dos turistas que compram tapetes e que assim ficam pelo preço da loja sem qualquer outro encargo e apenas com um sinal de 10 ou 20% podendo ainda ser pagos até três prestações mensais.

Todos os produtos vendidos em qualquer destas três lojas – que são das maiores do mundo - são de primeiríssima qualidade e mesmo com preços obtidos depois de muito regatear – na cultura turca negócio é sinónimo de regateio e os preços que estão nas etiquetas são apenas um ponto de partida para uma “longa conversa” – poderemos consegui-los mais baratos através da Internet.

Não admira, por exemplo, que num futuro próximo todas as pessoas que compraram jóias, tapetes ou casacos e que lá deixaram os seus nomes e moradas apareçam amanhã, através de outra Agência de Viagens, a serem convidadas para um passeio à Tunísia subsidiado pelo respectivo governo.

Tudo isto tem a ver com a competição comercial que hoje está instalada entre os países e a forma como os respectivos governos podem interferir para ajudar as suas indústrias a vender no estrangeiro.

Apenas mais uma nota no que se refere à joalharia:

- Um jovem paga para aprender a joalheiro e nos três primeiros anos como estagiário ganha 200 euros mensais por 4 horas de trabalho. Se um dia vier a ser um bom profissional ganhará muito dinheiro, na Turquia ou fora dela.

Salientar apenas que a percentagem de jovens na população turca deixa a perder de vista a da população portuguesa como igualmente são muito maiores os apoios que estes jovens recebem da vasta parentela da família mesmo quando estão longe de suas casas.
Voltaremos à Turquia para falar das cidades subterrâneas.

Site Meter