sexta-feira, dezembro 11, 2009


TIETA DO


AGRESTE


EPISÓDIO Nº 302




Novidade no burgo, onde as eleições prescindiam de agitação e propaganda, bastando a palavra de ordem do coronel Artur de Figueiredo para o esclarecimento do eleitorado, o comício transformou-se numa festa. Tão bem sucedido que, ali mesmo na Praça, Ascânio Trindade resolveu realizar um no sábado seguinte, realizando-o na Praça do Mercado – por denominar-se realmente Praça Coronel Francisco Trindade, em honra de seu avô, o operoso Intendente, e por lhe garantir apoio dos feirantes. Para comício, faixas, volantes, para enfrentar a campanha do Comandante, precisava de dinheiro mas isso não lhe parecia constituir problema sendo, como era, candidato do Coronel. O padrinho nunca lhe faltara. Dessa vez, faltou, como já se sabe, obrigando-o a dirigir-se à Brastânio. Fora a Esplanada para lá telefonar ao Magnífico Doutor.

O Comandante encerrou o comício, apresentando sua plataforma eleitoral. Não permitiu apartes, no receio de perder o fio do improviso – decorado a duras penas.

Passara noites em claro, declamando parágrafos, sob a vigilância e aplauso de dona Laura. Declarou ter abandonado a tranquilidade e o repouso a que fizera jus após uma vida consagrada à Pária (aplausos) para novamente envergar a farda gloriosa da Marinha de Guerra (repetidos aplausos). Mesmo à paisana na tribuna, estava moralmente fardado, a postos na trincheira de luta (ruidosos aplausos; gritos de Bravo! E Muito bem!). Acusavam-no de inimigo do progresso, calúnia vil. Contra o falso progresso, sim, contra aquele que não concorre para o bem da comunidade, o que polui, suja, empesteia e enche os bolsos dos industriais da morte (gritos de Apoiado! e de Não Apoiado! – A Brastânio é a redenção de Agreste!) Mas saudava com entusiasmo o verdadeiro progresso, progresso simbolizado pelos postes da Hidrelétrica de são Francisco (ruidosos aplausos), conquista que o povo deve exclusivamente à nossa benemérita e influente conterrânea, dona Antonieta Esteves Cantarelli, nossa querida Tieta… (aplausos, bravos, vivas, Viva Tieta! Viva! Vivôo! Perdendo-se na ovação as últimas palavras do orador). Uma apoteose.

Quanto aos cochichados sócios de Modesto Pires, sócios de indústria, sem capital, mantendo-se o ricalhaço como único capitalista, comanditário exclusivo – sobre eles pouco tenho a dizer. Pode-se considerar o seminarista Ricardo um sócio no sentido lato da palavra? Não creio. Abriu o caminho para a liberalização da empresa antes individual, fechada e proibida, terminando aí a sua participação. Permanecesse em Agreste, certamente ocuparia lugar importante na firma, ou seja, no leito de Carol. Quem sabe, ao voltar?

Quanto a outros sócios, sei apenas de Fidélio, o actual Taco de Ouro. Sim, não posso negar: a decisão do torneio de bilhar, relevante acontecimento, deixou de ser consignada, no devido tempo, nas páginas tumultuosas deste folhetim. Não há muito a relatar. Fidélio derrotou Astério, na partida final, disputada ponto a ponto, tacada a tacada. Astério retornara aos treinos, vendeu cara a derrota e o título. Como de hábito, enorme torcida feminina apoiou o rebelde herdeiro do coqueiral, restando apenas a Astério a sustentação de uma Elisa melancólica e quase indiferente ao resultado da disputa. Dona Edna não compareceu, sabe-se lá devido a que ou a quem. Tão pouco Leonora. Estando Ascânio eliminado, ela nada tinha a fazer no bar de cochichos e indirectas.

Várias admiradoras de Fidélio esperavam que o novo campeão lhes dedicasse a vitória, tinham razões para tanto. Ele preferiu. No entanto, comemorá-la com Carol. Empurrou a porta defesa mas apenas encostada, pois Modesto Pires continuava em Mangue Seco. Por falta de verba – ah!, a pobreza de Agreste! – o Taco de Ouro não passa de título abstrato, não se concretiza em troféu, sequer em diploma.

Carol, porém, com a sabedoria e a malícia das amásias dos ricos nas pequenas cidades, facilmente concretizou a abstracção, o Taco de Ouro teve forma, volume e sabor. Entregues a tão meritória tarefa, os encontrou o ricalhaço quando chamado às pressas devido aos alarmantes boatos sobre a inesperada neutralidade do Coronel se arrancou dos braços amoráveis e insonsos de dona Aída e veio saber o que de facto estava acontecendo na cidade. Soube, até demais.

Sendo Modesto Pires um dos mais irredutíveis defensores da moral pública em Agreste e levando-se em conta a natureza enrustida de Fidélio, desconhece-se o teor da conversa da qual nasceu a sociedade. Se começou, como alardeiam, turbulenta e agressiva, terminou em harmonia e acordo, pois Fidélio saiu, segundo várias testemunhas, pela porta da rua, calmo, decentemente vestido, sorrindo. Ao contrário do que pensaram fosse acontecer, Carol não embarcou na marinete de Jairo, devolvida às plagas sergipanas; na tarde daquele mesmo dia esteve fazendo compras nas lojas, desparramando dinheiro. Chifres caros, os de Modesto Pires, cornos de ouro, como compete a cidadão rico e virtuoso. As acções da sociedade andam em alta, são vários os candidatos a integrá-la mas não creio que as esperanças de Chalita possam se realizar. Sociedade limitada, sim. Anónima, com certeza não.

Cumprindo dever cívico, Modesto Pires, tendo analisado a conjuntura política, abriu com módica quantia uma subscrição de ajuda à campanha de Ascânio Trindade. Espera recuperar com juros, a inversão, após o pleito.

Ainda um último detalhe e vou-me embora, disposto a não voltar. Flúvio D’Alembert, preocupado com a verosimilhança dos personagens, acha que por vezes perco a medida ao amassar o barro na criação dessa humilde gente sertaneja. Como exemplo de irrealismo aponta a figura do seminarista. A actividade sexual de Ricardo, sua competência física parecem-lhe evidentemente exageradas, a ponto de Bafo de Bode surpreender-se.

A restrição revela desconhecimento das cidadezinhas mortas, da carência e da ânsia das mulheres condenadas ao marasmo e às novelas de rádio, à falta de homens. Por outro lado, não sei qual a capacidade dos caros leitores aos dezoito anos. A mim não me parecem anormais os feitos do adolescente impetuoso, estuante de vida, invencível guerreiro. Ademais, como certamente perceberam, os levitas participam da natureza gloriosa dos arcanjos.

Site Meter