sexta-feira, junho 04, 2010


ENTREVISTAS

FICCIONADAS COM

JESUS CRISTO


Entrevista Nº 22


Tema – Multiplicação dos Pães e dos Peixes?


Raquel – Deslocámos a nossa unidade móvel até onde foi, noutros tempos, Batsaida, uma pequena aldeia a norte do lago da Galileia. Aqui, J.Cristo, fez um dos seus milagres mais badalados: a multiplicação dos pães e dos peixes.

E ao nosso lado, o mesmo J. Cristo, para nos contar o que ocorreu nesse dia. Ainda que tenha passado muito tempo, o senhor recorda-se bem.

Jesus – Claro que me recordo. Os nossos companheiros de movimento atravessaram o lago até esta margem para falarmos com tranquilidade.

Raquel – Mas havia gente esperando-o aqui?

Jesus – Sim, muita gente, com vontade de perguntar, de falar, de unir esforços. Tanta gente e tanto entusiasmo que eu nem dei pelo tempo e a língua me fugiu.

Raquel – Por que dizes isso?

Jesus – Porque me pus a falar, a falar e fez-se noite sem que tivéssemos comido.

Raquel – Não podiam comprar qualquer coisa nos arredores?

Jesus – Comprar, como? Estávamos no campo, um descampado. Julgas que por aquelas paragens havia lojas como agora?

Raquel – E aí foi quando o senhor fez o milagre.

Jesus – Bem, na realidade o milagre não o fiz eu.

Raquel – E quem o fez então?

Jesus – Tu sabes como os camponeses são desconfiados, não é verdade? Na minha terra ninguém saía de casa sem levar um alforge com comida para o caminho mas, se há muita gente à volta ninguém tira o que trás com medo que os outros o cobicem e não chegue para eles.

Raquel – E que fez o senhor?

Jesus – Eu disse-lhes: irmãos e irmãs. Tirem para fora o que trazem debaixo da túnica, ponham-no aqui, no centro, não se preocupem. Um rapaz foi o primeiro a perder o medo e a ganhar confiança. Acercou-se com cinco pães de cevada e dois peixes.

Raquel – E então?

Jesus – Uma mulher já de idade tirou umas tâmaras que levava guardadas e outro pôs queijo e azeitonas e outro mais pães… Julgas que alguém resistiu … não acreditas mas no fim todos comeram e ninguém ficou com fome.

Raquel – E isso foi tudo? Não houve milagre?

Jesus – Claro que foi. Não te parece que seja um milagre repartirmos com os outros aquilo que temos?.. Esse é o maior dos milagres!...

Raquel – Parece que o que está escrito é coisa bem distinta daquela que nos conta agora. Os quatro Evangelhos coincidem dizendo que o senhor deu de comer a cinco mil pessoas e com as sobras ainda encheram doze cabazes.

Jesus – Bem, ali ninguém contou nem pessoas nem cabazes e já te disse que os meus conterrâneos eram bastante exagerados… mas é verdade que ninguém ficou com fome.

Raquel – Então… o senhor não multiplicou nada?

Jesus – Não, naquele dia, somamos. Entre todos, somamos. Que imaginavas tu? Um mágico tirando pães e peixes de um cesto? Esses truques sabiam-nos fazer os samaritanos, que encantavam serpentes e engoliam agulhas.

Raquel – Mas o milagre…

Jesus – O milagre é repartir, compartilhar. O verdadeiro milagre. O único milagre.

Raquel – O único? Como o único? O senhor fez muitos mais Desculpe-me Mestre, desculpe, digo, Jesus, mas o senhor não está sendo claro com a nossa audiência porque…

Jesus – O que não está claro é como vamos sair daqui. Se não nos despacharmos a noite vai agarrar-nos aqui e vamos passá-la como há dois mil anos e desta vez não trouxemos nem pães nem peixes.

Raquel – Nesse caso… vamo-nos. E para os senhores, caros ouvintes, não se esqueçam de nos acompanhar, sigam connosco. Deste local, que outrora foi Betsaida, na Galileia. Raquel Perez, Emissoras Latinas.

Site Meter