sexta-feira, julho 02, 2010


DONA
FLOR
E SEUS
DOIS
MARIDOS

EPISÓDIO Nº 161



Nem sequer a imagem da freira num palco de teatro divertia dona Flor, dramática e persistente em seu assunto, sem ligar à digressão da amiga:

- Mas, Norminha, eu sou uma viúva…

- E daí? Ou você acha que viúva não é mulher? Viúva, que eu saiba, pensa em homem, sonha com homem, olha pra homem… Ora essa…

- Você bem sabe que não sou dessas que vivem atrás de casamento. Uma vez você até me criticou, me chamando de grosseira…

- Pois foi. Sei que você não é nenhuma sirigaita… Mas, vou lhe falar franco: você é uma viúva metida a sebo, e está ficando intolerável. Já fez um ano de viúva e em vez de melhorar, piorou, como se tivesse enviuvado ontem. Antes você ainda se ria, se a gente falava de noivado e casamento. Depois não quis mais nem ouvir pilhéria, deu de se zangar…

- Você bem sabe por quê … Até vigarista apareceu…

- E só porque o tal de Duque – Duque ou Príncipe? – andou rondando aí, você ficou pior que freira! Se ele deu para seu lado foi porque lhe achou um bom-bocado. Agora, só porque seu Aluísio fez uma investida, coisa-à-toa, você se trancou em casa, quase não sai, não encara homem, como se homem fosse bicho feroz…Afinal seu Aluísio só queria…

- Eu sei o que ele queria…

- Queria dormir com você, querida… Mas, é claro… Muitos hão de querer, estão por aí roendo tampa de penico. Você é uma viúva supimpa, tem muito gabiru de olho aceso…

- Será que tenho cara de sem vergonha para esses atrevidos ousarem…

- E quem disse que eles precisam que a mulher seja descarada para querer dormir com ela? Apesar de sua cara de carrasco…

- Mas Norminha, o que é que eu posso fazer?

- Você precisa apagar esse fogo, mulher… Se você não dorme direito, se não descansa, se não tem sossego, é porque está com um fogo desgraçado lhe queimando o rabo…

- Oxente, Norminha, t’esconjuro…

- Mas não é isso mesmo? Não é verdade?

- E o que é que você quer que eu faça? Que eu me desgrace e vire descarada? Não sou nenhuma sem-vergonha, não nasci para ter amante, essas coisas comigo só com o meu marido… Só porque sonho com essas besteiras tenho vontade de morrer… Será que pareço mulher-da-vida pra você dizer isso…

Não seja tola, o que foi que eu disse que lhe ofendesse?

- Você não disse…

- Disse e repito que você está com um fogo queimando o rabo ou como diria a filha de uma amiga minha para a mãe: “Mamãe minha xoxota virou fogareiro, está pegando fogo”. Você está mais ou menos assim. Mas isso não quer dizer que você não é séria… Ao contrário… Séria você é e muito, senão, com esse fogo todo, já tinha aberto as coxas… É séria e parece ainda mais, parece um
ferrabrás… Nem se dá conta da cara que põe quando um
homem olha para você…

Site Meter