sábado, outubro 16, 2010


“A CASA DOS SEGREDOS”

“A Casa dos Segredos” novo programa em exibição na TVI, não é apenas um lastimável programa, é pior que isso. É, não sei com dizer, o retrato da falência moral de uma parte do país e da sociedade. Eu sei que não representam mais do que uma franja de uma juventude absolutamente descartável, sem valores nem objectivos que não sejam trepar na vida rapidamente e de qualquer maneira (“estou disposta a tudo”, garantia uma concorrente perante o entusiasmo da Júlia Pinheiro). Mas imediatamente se transformou no programa mais visto da nossa televisão e talvez isso queira dizer alguma coisa.

Não será por isso que o Chile vai crescer este ano 6,5%, enquanto nós vamos entrar em recessão. Mas não pude deixar de meditar na distância que vai entre os soterrados de Atacama e os auto-reclusos de Queluz de Baixo.

O Chile mostrou-nos a lição da dignidade, da coragem e vontade de um grupo de mineiros lutando pela vida, enquanto cá em cima muitos outros lutavam pela vida deles. A TVI mostra-nos o espectáculo degradante da prostituição moral e da indigência mental feitas para um milhão e meio de voyeurs. Dá que pensar…



Como o Estado Gasta o Nosso Dinheiro

Quem foram os ministros das Finanças e da Economia dos últimos 30 anos neste país que acharam que o Estado podia sustentar 14.000 empresas estatais e locais?

Que aceitaram fazer sistematicamente obra sem a pagar (as parcerias público-privadas (inauguradas pelo austero ex- primeiro ministro Cavaco Silva: Ponte Vasco da Gama, 400 milhões acima do previsto e para a travessia do comboio na Ponte 25 de Abril, 114 milhões) negociando contratos onde o Estado foi sempre aldrabado e as facturas foram irresponsavelmente chutadas para quem viesse depois?

Eles não sabiam que um dia teríamos de pagar isto e nunca se perguntaram como o faríamos?

Miguel Sousa Tavares

(Jornal Expresso)

Site Meter