sexta-feira, outubro 15, 2010

DONA FLOR

E SEUS DOIS
MARIDOS

Episódio Nº 244




Transpondo a porta, doutor Teodoro lhe fez os devidos elogios:

- Festa de primeira, minha querida. Tudo em ordem, nada faltou, tudo perfeito. Assim é que eu gosto, sem um deslize… - e foi mudar a roupa atrás da cabeceira do leito de ferro, enquanto ela vestia a camisola.

Felizmente tudo correu bem, Teodoro.

Para comemorar o aniversário, escolhera aquela camisola de rendas e babados da noite núpcias em Paripe, obra de dona Enaide, e desde então guardada. Viu-se ao espelho, bonita e desejável. Teve vontade que Vadinho a visse, mesmo de relance.

Vou lá dentro beber água, volto num minuto, Teodoro.

Era capaz do outro ter adormecido, a fadiga da longa travessia. Para não acordá-lo, foi pelo corredor na ponta dos pés. Queria apenas vê-lo por um instante, tocar-lhe a face se dormindo, mostrar-lhe (de longe) a transparente camisola, se desperto.

Chegou apenas a tempo de enxergá-lo, partindo através da porta, nu e com pressa. Ficou parada e gélida, uma dor no coração: ofendido, ei-lo de retorno, e ela para sempre só. Não mais seu rosto fino onde pousar os lábios, não mais se exibiria de camisola à sua frente (para que ele estendesse a mão e arrancasse rindo), nunca mais. Ofendido, ele partira.

Antes assim, talvez. Com certeza, antes assim. Era mulher direita como olhar para outro homem, mesmo aquele, tendo seu marido na cama a esperá-la, de pijama novo (presente de aniversário do casório)? Antes assim, Vadinho indo embora e para sempre. Já o vira, já o beijara, não desejava mais. Antes assim, repetia, antes assim.

Desprendeu-se dali, andou para o quarto. Por que tão logo de retorno? Por que de volta assim tão de repente, se, para vir, atravessara o espaço e o tempo?

Quem sabe, ela não foi de vez?

Quem sabe, saíra de passeio, para lançar uma olhadela na noite de Bahia, ver como andava o jogo, como o tinham cultivado em sua ausência – saíra apenas em inspecção, em ronda, do Palace ao carteado de Três Duques, do Abaixadinho à casa de Zezé Meningite, do Tabaris ao antro de Paranaguá Ventura


V


Da Terrível Batalha Entre O Espírito E A Matéria, Com

Acontecimentos Singulares E Pasmosas Circunstâncias,

Possíveis de Ocorrer Somente Na Cidade Da Bahia, E

Acredite Na Narrativa Quem Quiser.

Site Meter