quarta-feira, outubro 13, 2010

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTRVISTA Nº 65 SOB O TEMA:

OS SACERDOTES (3)


Um Livro Polémico

O teólogo católico alemão, Eugen Drewermann no seu polémico livro “Clérigos”, analisa na sua qualidade de psicanalista, as características da “vocação” sacerdotal e da vocação de religiosos e religiosas para chegar a conclusões demolidoras das raízes patogénicas do “funcionariado” católico e, por extensão, das sociedades influenciadas desde há séculos pela moral católica.

Extenso, provocador e cheio de informações e reflexões, o propósito deste livro é libertador.

Diz Eugen Drewermann ao assinalar esses objectivos:

“A maneira mais simples de desempenhar esse halo de predilecção divina que parecem ter os clérigos é mostrar essa imagem de superioridade, com ares de super-terrestres tecida de repressões e de transferências psicológicas de natureza bem terrestre.”

É um livro que recomendamos pela lucidez e audácia.


Mulheres Com Tarefas Sacerdotais

Todas as culturas patriarcais consideraram a tarefa sacerdotal – mediação entre o humano e o divino – correspondendo privilegiadamente aos homens.

Ainda assim, nas religiões antigas houve sacerdotizas em alguns cultos greco-romanas e egípcias.

Actualmente, há culturas religiosas que incluem as mulheres como “xamãs” (que entram em transe durante os rituais religiosos). As religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo) excluíram totalmente as mulheres do sacerdócio.

Na história das religiões as mulheres sacerdotisas estiveram ligadas a cultos de fecundidade, a ritos relacionados com a vida vegetal e animal, a cerimónias centradas na dança e a música, em festas que celebram a sexualidade. Em troca, o sacerdócio masculino aparece ligado a uma religião de sacrifícios cruéis, sangrentos, impondo normas, restrições, repressões, a expiação de
pecados, a autoridade, as guerras, a violência e a crueldade.

Site Meter