sexta-feira, outubro 22, 2010

ENTREVISTA FICCIONADA
COM JESUS CRISTO Nº 67 SOB O TEMA:

LUGARES SAGRADOS


Raquel – Cobertura exclusiva da segunda vinda de Jesus à terra. Nossos microfones estão juntos do famoso Muro das Lamentações, o único que ficou de pé daquele que foi o grande Templo de Jerusalém destruído pelo Imperador Romano Tito no Ano 70. O senhor conheceu o Templo, não é verdade, Jesus Cristo?

Jesus – Conheci-o em todo o seu esplendor, Raquel… e olha o que é hoje, não ficou pedra sobre pedra… um pedaço de muro…

Raquel – O senhor vinha com frequência ao Templo?

Jesus – A última vez vim com um chicote. Os sacerdotes haviam-no convertido numa cova de ladrões.

Raquel – Preferia rezar noutros Templos, talvez lugares de culto mais discretos e íntimos?

Jesus – Não, já te disse que para falar com Deus eu ia aos montes, de noite, olhava as estrelas, a cara da lua… a mim nunca me agradaram os Templos.

Raquel – No entanto, em seu nome, levantaram-se centenas deles por todo o mundo, milhares de Igrejas, Catedrais, Basílicas, Santuários, Oratórios, Ermitãs, Capelas…

Jesus – E dizes que tudo isso se levantou em meu nome?

Raquel – Sim, já com certeza viste alguns por estes terras. São Templos cristãos, em sua honra e de sua mãe Maria.

Jesus – Que má memória a desses construtores… no nosso Movimento nunca íamos orar aos Templos.

Raquel – Mas os primeiros cristãos já tinham Templos para celebrar a eucaristia, ou não?

Jesus – Pelo que me contaram, não. Eles reuniam-se em suas casas, não havia Templos nem altares.

Raquel – Faltava-lhes dinheiro para os construir?

Jesus – Sobrava-lhes fé para não os construir. Olha, recordo uma vez que regressávamos à Galileia e passámos por Samaria. Entre judeus e samaritanos havia sempre disputas. Há que adorar a Deus no Templo de Garizim, diziam eles. Há que adorá-lo no Templo de Jerusalém, diziam Pedro, Santiago e outros.

Raquel – E o senhor, como bom judeu, preferiu Jerusalém.

Jesus – Não. Eu disse que nem num sítio nem no outro. Deus não vive em edifícios construídos pela mão do homem. Deus não cabe em igrejas ou sinagogas. Eu dizia que havia de rasgar o véu de todos os templos.

Raquel – Tenho que fazer-lhe uma pergunta que a nossa audiência gostaria que respondesse. O senhor sabe que o maior de todos os templos construídos em seu nome é a Basílica do Vaticano, onde vive o Papa, sucessor de Pedro e o seu máximo representante?

Jesus – E como é esse templo? Maior do que aquele que havia aqui em Jerusalém?

Raquel – Muitíssimo mais. Já o visitei. O Templo que o senhor conheceu parecia um brinquedo comparado com a Basílica de São Pedro. Dentro, há estátuas, altares de ouro, jóias, museus, tesouros de valor incalculável, riquezas secretas…

Jesus – E dizes que esse é o templo de Pedro, do meu amigo Pedro, de Cafarnaum, o pescador?

Raquel – Assim lhe chamam, Basílica de São Pedro.

Jesus – Pois em nome do meu amigo Pedro, que não está aqui, eu gostaria de falar com esse que dizes ser responsável seu e meu.

Raquel – O senhor estaria disposto a um debate a esse nível?

Jesus – Por que não? Nestes dias inteirei-me de tantas coisas que eu creio ser urgente fazer umas perguntas a esse Papa.

Raquel – Emissoras Latinas fará a gestão dessa entrevista. Será um grande “furo” jornalístico. Esteja atenta a nossa audiência. Informaremos oportunamente quando chegar esse momento.
Despeço-me,
Raquel Perez.

Site Meter