terça-feira, outubro 26, 2010


INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 67 SOB O TEMA:

- LOCAIS SAGRADOS (2)


O Templo de Jerusalém

O Templo de Jerusalém que Jesus conheceu foi uma construção grandiosa do rei Herodes levantado sobre as ruínas do primeiro templo do rei Salomão. A sua superfície correspondia a 1/5 de toda a área amuralhada da cidade. Era o centro religioso e financeiro do país, já que era ali que estava o chamado Tesouro do Templo, onde os israelitas entregavam oferendas para o culto. Os poderosos entregavam riquezas de valor incalculável em objectos preciosos e em dinheiro. O Tesouro fazia também as funções de um Banco e muitas famílias depositavam ali os seus bens para que lhos guardassem, especialmente famílias da aristocracia e da casta sacerdotal o que fazia do Templo a instituição mais importante do país.

Em todos os relatos evangélicos em que Jesus aparece no Templo, vemo-lo sempre numa atitude crítica a tudo quanto ali acontecia.
No final da sua vida, com seu gesto audaz de chicotear os cambistas que operavam no átrio do Templo fazendo operações financeiras que enriqueciam a casta sacerdotal, Jesus assinou a sua sentença de morte.


Não Ficou Pedra Sobre Pedra



Uns quatro séculos antes de Jesus a comunidade samaritana separou-se definitivamente da judia e construiu o seu próprio templo em Garizim, concluindo, assim, um cisma religioso entre as duas comunidades. A partir daí as tensões foram sempre aumentando e nos tempos de Jesus a inimizade era muito profunda. Estava expressamente proibido que judeus e samaritanos se casassem porque os judeus consideravam os samaritanos impuros, pagãos e até estrangeiros apesar de ambos serem do mesmo sangue.

O templo de Garizim foi rival do de Jerusalém e em 129 AC foi destruído pelo rei judeu Juan Hircano. Em represália, quando Jesus ainda era criança, os samaritanos regaram com sangue os ossos dos mortos do templo de Jerusalém profanando-o.

É neste contexto de tensões religiosas que Jesus falou, livre e amistosamente (João 4,1 – 30), o que causou escândalo entre os do seu próprio Movimento.

Nessa ocasião, Jesus disse à mulher samaritana que a Deus não se adora em nenhum Templo mas sim nas relações humanas de justiça e de equidade o que até ao dia de hoje é recusado pelas hierarquias das igrejas cristãs que continuam construindo templos dispendiosos e ensinando que é aí nesses espaços “sagrados” que as pessoas encontram Deus. Naturalmente, porque é nos templos que se recolhem as esmolas, os dízimos, se recebem os donativos e se controlam as
consciências.

Site Meter