quarta-feira, outubro 27, 2010

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 67 SOB O TEMA:

- LOCAIS SAGRADOS (3º e último)


Nem Templos Nem Altares

Segundo os ensinamentos de Jesus, os primeiros cristãos não tinham templos e muito menos altares. Esteban, um dos primeiros dirigentes das comunidades cristãs, afirmava que Deus não habita nos edifícios construídos pelas mãos dos homens. Reuniam-se nas casas das pessoas e Paulo insistiu que os templos de Deus eram os próprios cristãos. No século III, os cristãos sírios afirmavam que as viúvas, os órfãos, os pobres e os velhos são o único altar de Deus.


A Basílica do Vaticano


A Basílica de São Pedro em Roma é o centro do Estado do Vaticano e o templo mais grandioso e visitado de todo o mundo católico tendo sido construído ao longo de vários séculos.

Começou por ser um monumento comemorativo do local onde a tradição – hoje já está comprovado – afirmava que se encontrava o sepulcro de São Pedro.

Quando o Cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano (Séc. IV), o Imperador Constantino fez construir nesse local uma basílica ao estilo dos edifícios onde eram adorados os deuses romanos.

No Séc. XV, os Papas decidiram demolir aquele primeiro templo e dar início à construção de um outro muito maior e de acordo com o poder eclesiástico romano e hegemónico em toda a Europa.

As indulgências que eram vendidas pelos Papas por toda a Europa para os crentes católicos escaparem ao Purgatório, serviram para levantar a enorme Basílica que hoje conhecemos.

Oficialmente, foi dada como concluída no Pontificado do Papa Pio VI (1775-1799) tendo participado na sua construção destacados arquitectos e artistas tais como: Bramante, Rafael, Sangallo, Miguel Ângelo...
Lourenço Bernini desenhou a gigantesca Praça e a sua colunata.

Site Meter