sábado, novembro 27, 2010


ENTREVISTAS VFICCIONADAS


COM JESUS CRISTO Nº 72 SOB O TEMA:

“QUEM FOI CONSTANTINO”




Raquel – Emissoras Latinas continuam na antiga Cesarea de Filipo e o nosso Departamento de Imprensa elaborou um kit de Identificação, um retrato falado do fundador da igreja, o imperador Constantino. Junto de nós, como em dias anteriores, Jesus Cristo.

Jesus – Tenho muita curiosidade em saber mais coisas desse Constantino. Estou vendo um lobo com pele de ovelha.

Raquel – Pelos dados, parece um lobo com pele de ovelha. Vejamos, personagem cruel e sanguinária. Massacrou populações inteiras em toda a Europa. No Circo de Roma destruiu os seus inimigos por feras esfomeadas. Degolou o seu filho Crispo, assassinou o seu sogro, matou igualmente o seu cunhado e fez ferver viva a esposa Fausta. Prossigo?

Jesus – E esse Zorro, pior que Herodes, é que fundou a igreja?

Raquel – Temos novamente contacto com o nosso assessor Pepe Rodrigues. No programa anterior o senhor falou-nos de um pacto entre Constantino e alguns bispos.

Pepe – Assim foi. E por esse pacto, o cristianismo, que havia sido a religião dos oprimidos, converteu-se em religião do Estado, religião única e oficial do Império Romano. Constantino doou muitas propriedades à igreja, ordenou a construção de templos luxuosos financiados com dinheiros públicos e três séculos depois de Jesus Cristo, exactamente no ano 325, convocou o tristemente célebre, Concílio de Niceia.

Raquel – Mas os Concílios não são convocados pelos Papas?

Pepe – Este o convocou o imperador. Por certo, o bispo de Roma que andava pegado com ele nem sequer foi convidado.

Raquel – Que pretendia Constantino com esse Concílio?

Pepe – Controlar a igreja, pô-la ao seu serviço. Um só Império: o romano; e um só Deus: o imposto por Constantino.

Raquel – Por que dizes isso, Pepe?

Pepe - Porque nesse Concílio, Constantino definiu quem era o senhor, Jesus Cristo.

Jesus – Quem era eu?

Pepe – Sim, em Niceia aprovaram a consubstancialidade do senhor com o Pai, o famoso dogma da Santíssima Trindade. O Credo que hoje rezam nas igrejas não o inspirou o Espírito Santo, formulou-o Constantino.

Jesus – Recordas-te, Raquel, de tudo o que falámos nos dias anteriores? Disse-te, eu não tenho nada a ver com isto…

Raquel – Esse Credo foi aprovado pelos bispos?

Pepe – Na realidade ninguém aprovou nada porque Constantino tinha a primeira e última palavra em tudo. Ele declarou que todas as igrejas que não obedecessem a Roma eram consideradas hereges e autorizou a perseguição e morte daqueles que não aceitassem as decisões do Concílio de Niceia. De perseguida, a igreja converteu-se em perseguidora.

Raquel – E os bispos não reagiram?

Pepe – Alguns, sim, mas foram desterrados e outros envenenados. O Concílio terminou com um grande banquete oferecido por Constantino aos bispos que estiveram presentes que dele receberam também prendas e cargos públicos com bons soldos pagos pelos cofres do Império.

Jesus – Isso que o senhor nos conta é… uma abominação.

Pepe – Por isso lhe disse que Constantino foi quem o assassinou a si, Jesus Cristo. Em Niceia enterraram a sua mensagem e nasceu a Santa Madre Igreja, Católica, Apostólica e Romana. Acima de tudo Romana.

Raquel – Alguma informação mais?

Pepe – Complete o seu kit de informação sobre Constantino dizendo que em vida fez-se chamar: “Pontífice Máximo”; “Caudilho Amado de Deus”; “Vigário de Cristo”.

Na sua morte fez com que o enterrassem como o 13º Apóstolo.

Raquel – Obrigado, Pepe. Chega por hoje.

Jesus – Sim, é suficiente. A cada dia a sua aflição.

Raquel Perez, Emissoras Latinas, Cesarea de Filipo.

Site Meter