sexta-feira, novembro 12, 2010


INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 70 SOBRE O TEMA:
“SOBRE A PEDRA DE PEDRO” (2)




De Bispo de Roma a Poderoso Papa


Leão I (440 – 461) é o primeiro bispo de Roma, aquele que se considera realmente o primeiro Papa pelas suas capacidades como homem de poder e de leis. Foi o primeiro a atribuir-se o título de Pontífice Máximo, rejeitado pelo Imperador de Bizâncio. Leão I foi o primeiro a ser enterrado no monumento em memória do martírio de Pedro que tinha sido mandado construir pelo imperador Constantino.

No século VI o imperador Justiniano construiu em Constantinopla a igreja de Santa Sofia, a maior e mais esplendorosa de toda a Cristandade, o que contribuiu para aumentar as invejas e as tensões que já existiam entre as igreja do Ocidente, encabeçada pelo Papa em Roma e a igreja do Oriente.

Desde o século V, e para afirmar o poder romano em toda a cristandade, os Papas apostavam no método das falsificações, entre os quais se destaca a Doação de Constantino cuja falsidade só ficou demonstrada dez séculos mais tarde.

Segundo esta famosa falsificação, outorga-se plena primazia à igreja de Roma sobre as igrejas de Constantinopla, Antioquia, Alexandria e Jerusalém e superar, igualmente, o poder de qualquer monarca.

A aparição e rápida expansão do Islão no século VII, fez perder importância aos Patriarcados de Antioquia, Alexandria e Jerusalém e deu cada vez mais força a este primado romano concentrando toda a rivalidade entre Roma e Bizâncio, Ocidente e Oriente, Papa de Roma e Patriarca de Constantinopla até que, em 1054, dar-se-ia a separação definitiva entre ambas as igrejas e o Papa de Roma, argumentando com a história (fundamentada na famosa falsificação) e na vontade de Deus (que segundo o Papa legitimava essa história), instalou-se como referência central do Cristianismo em toda a europa, séculos depois em toda a América latina e assim é até aos dias de hoje.

Site Meter