quarta-feira, novembro 17, 2010

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 70 SOB O TEMA:


“SOBRE A PEDRA DE PEDRO?
(5º e último)




Bíblia: Textos Que Há Que Ler No Contexto

Tudo isto e muito mais deve ter-se em conta ao ler a Bíblia. A Bíblia não é um receituário moral nem um livro científico, não nos explica tudo o que devemos saber nem nos ensina como devemos actuar em todas as circunstâncias e situações que a vida nos apresenta.

A Bíblia não pode ser uma norma na nossa vida actual, ainda que alguns dos seus livros nos possam servir de inspiração pela sua beleza literária ou pela força ou profundidade das mensagens, arquétipos e mitos que nos apresentem.

A Bíblia é uma colecção de livros de importância muito diferente, dos mais diversos estilos, com uma infinidade de contradições entre eles, escritos em contextos e tempos diferentes e com intenções muito desiguais que chegaram até nós em traduções melhores ou piores.

Para ler a Bíblia adequadamente há que “suspeitar” das interpretações que se fizeram e continuam a fazer nos textos bíblicos e há que nos distanciarmos de muitas dessas interpretações.

Até ao momento em que estes livros chegaram às nossas mãos muita e complexa história aconteceu e há que conhecê-la. Só lendo qualquer texto da Bíblia no seu contexto, essa leitura nos enriquecerá. Se prescindirmos do contexto desses textos, podemos deslizar para ideias demasiado simples, incluindo fanáticas e desumanas em tudo contrárias à mensagem de Jesus.

O Papado, peça central da Igreja católica romana, uma instituição de poder com uma estrutura monárquica, é uma obra humana, consolidada ao longo dos séculos com recurso aos habituais mecanismos de poder: ambição, codícia, violência.

Como imaginar, sequer, que o Papado resulta da vontade de Jesus da Nazaré que sempre pregou o serviço, a equidade, as relações humanas “horizontais” e que enfrentou com paixão todos os abusos do poder, especialmente os cometidos em nome de Deus?

Só por isso, e sem maiores preocupações de interpretação crítica e completa, podemos deduzir que o versículo de Mateus 16,18 referente ao “primado de Pedro” foi um acrescento com claras intenções de confirmar o bispo de Roma que, por uma questão de poder, desejava ser o seu sucessor.

É tão grande o abismo que qualquer pessoa sensata pode observar entre a igreja romana e o movimento de Jesus da Nazaré, e é tão grande o obstáculo que essa igreja representa para uma espiritualidade sã que o teólogo católico Eugen Drewerman afirmou:

- “Da mesma maneira que Jeremias rogava pelo derrube de Jerusalém, devemos nós rogar pelo derrube da instituição eclesiástica a fim de que Deus possa começar a escrever nos corações dos
seres humanos o que, realmente, lhes quis dizer.

Site Meter