sexta-feira, novembro 05, 2010

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTRVISTA SOB O TEMA:
“COBRAR OS SACRAMENTOS”


Pagar Por Receber – A Favor e Contra

Actualmente, a principal razão avançada para cobrar pelos sacramentos é que muitos sacerdotes não têm como sustentarem-se já que estão à frente de comunidades de pobres. Os que defendem que os sacramentos devem ser pagos acrescentam ainda que, embora estes rituais provoquem uma “graça espiritual” e por isso deveriam ser gratuitos, aqueles que os administram são sacerdotes que devem ser sustentados pelos fiéis. E citam a 1ª Carta de Paulo aos Corintos (9, 13) onde é referido que o sacramento não se paga a menos que seja para sustentar quem o administra.

Outros argumentam que aquilo que se paga não é o sacramento – que tendo valor não tem preço – mas apenas os gastos extraordinários da paróquia na celebração de alguns sacramentos, especialmente baptismos e bodas, rituais em que as famílias primam pela projecção social que pretendem dar a estas celebrações.

Em algumas paróquias não se cobra mas pedem-se donativos voluntários. Noutras, indica-se que aquilo que se cobra deve destinar-se às despesas de manutenção do templo e não do sacerdote. Noutras, ainda, recomenda-se que se peça factura pelo pagamento que se faz com a finalidade de controlar e conseguir transparência por parte daquele que recebe os pagamentos. Em muitas dioceses especificava-se o que ninguém deve ficar privado dos sacramentos por ser pobre.

Em alguns meios não é fácil inovar suprimindo o pagamento dos sacramentos. No seu livro “América Latina Se Torna Protestante” David Stoll, conta que quando Leónidas Priano, bispo de Riombamba, Equador, um homem que procurava mais caminhos na sua diocese para ser mais coerente com a mensagem de Jesus Cristo, pediu aos sacerdotes que deixassem de cobrar pelos sacramentos, não só ficou isolado como


também encontrou resistências por parte dos sacerdotes conservadores – a maioria – que tinham nestas cobranças uma fonte de rendimento certa.

Também os fiéis católicos pobres do povo “quechua” com um pensamento muito tradicional opuseram-se: consideravam que os sacramentos não”serviam” para nada, não teriam o efeito sagrado senão tivessem que pagar por eles.

Em ambientes modernos e renovados, os sacerdotes têm-se oposto a cobrar pelos sacramentos que administram e, a partir de então, os fiéis converteram-se em administradores da paróquia num gesto de responsabilidade colectiva. Para poderem dar grátis o que recebem grátis, como indicou Jesus, (Mateus 10, 8), há cada vez mais sacerdotes que para além de estarem à frente da paróquia, trabalham como professores ou noutros trabalhos para se manterem economicamente
.

Site Meter