INFORMAÇÃO ADICIONAL
À ENTREVISTA Nº 78 SOB O TEMA:
“A VONTADE DE DEUS” (1)
A Crença Religiosa
Quando se vive "a vontade de Deus", acreditando que tudo o que acontece no mundo é da responsabilidade de "Deus", estamos vivendo de acordo com uma concepção história, chamado "Providencial". A crença de que Deus é o verdadeiro protagonista e sujeito da história e que os seres humanos são apenas ferramentas em suas mãos.
Para o Providencialismo, Deus é justo e quando nos sucedem coisas más na vida são apenas "testes" de Deus para ver se somos fiéis, para ver até quanto aguentamos sem o renegar. Para o Providencialismo, o tempo humano, a história, não têm valor e as recompensas ou castigos reais só acontecerão fora do tempo, na eternidade. Para o Providencial, "os caminhos de Deus são imperscrutáveis" e o homem não pode entendê-los, nem questioná-los.
Muitos ditados populares e provérbios expressam a cultura Providencialista religiosa, tradicional: "O que é teu ninguém o pode tirar"; "Deus proverá", "Uma árvore que nasce torta nunca se endireitará" Outros matizam com sentido idêntico esse fatalismo: "A quem madruga Deus ajuda”; ou o seu contrário: “Não é por muito madrugar que amanhece mais cedo”.
Existem também ideias, nascidas das filosofias orientais que fazem eco nas palavras de Jesus "A cada dia basta-lhe o seu afã”." Atribuída ao Dalai Lama há o seguinte ditado: "Há apenas dois dias no ano em que não podes fazer nada. Um deles se chama ontem e o outro amanhã. Então, hoje é o dia em que podes fazer alguma coisa, o único em que podes viver".
Um dos aspectos mais importantes da Teologia da Libertação foi o de começar a questionar o sentido providencial da religião popular, tornando as pessoas responsáveis por cada um dos dias da sua própria história, tornando-as "sujeito da sua libertação."
Quando se vive "a vontade de Deus", acreditando que tudo o que acontece no mundo é da responsabilidade de "Deus", estamos vivendo de acordo com uma concepção história, chamado "Providencial". A crença de que Deus é o verdadeiro protagonista e sujeito da história e que os seres humanos são apenas ferramentas em suas mãos.
Para o Providencialismo, Deus é justo e quando nos sucedem coisas más na vida são apenas "testes" de Deus para ver se somos fiéis, para ver até quanto aguentamos sem o renegar. Para o Providencialismo, o tempo humano, a história, não têm valor e as recompensas ou castigos reais só acontecerão fora do tempo, na eternidade. Para o Providencial, "os caminhos de Deus são imperscrutáveis" e o homem não pode entendê-los, nem questioná-los.
Muitos ditados populares e provérbios expressam a cultura Providencialista religiosa, tradicional: "O que é teu ninguém o pode tirar"; "Deus proverá", "Uma árvore que nasce torta nunca se endireitará" Outros matizam com sentido idêntico esse fatalismo: "A quem madruga Deus ajuda”; ou o seu contrário: “Não é por muito madrugar que amanhece mais cedo”.
Existem também ideias, nascidas das filosofias orientais que fazem eco nas palavras de Jesus "A cada dia basta-lhe o seu afã”." Atribuída ao Dalai Lama há o seguinte ditado: "Há apenas dois dias no ano em que não podes fazer nada. Um deles se chama ontem e o outro amanhã. Então, hoje é o dia em que podes fazer alguma coisa, o único em que podes viver".
Um dos aspectos mais importantes da Teologia da Libertação foi o de começar a questionar o sentido providencial da religião popular, tornando as pessoas responsáveis por cada um dos dias da sua própria história, tornando-as "sujeito da sua libertação."
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