sábado, janeiro 29, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº69 SOB O TEMA:

“VIOLÊNCIA OU NÃO VIOLÊNCIA”



De Onde Vem a Guerra?


Sem muita reflexão, acreditamos que as guerras são um comportamento exclusivamente humano, esquecendo que têm suas raízes no comportamento animal, e nos nossos parentes mais próximos na escala biológica, os primatas. Assim o afirma a especialista em primatologia, Jane Goodall, no seu livro "Através da Janela” quando descreve a guerra entre populações de chimpanzés aparentados. Os chimpanzés são a espécie com quem partilhamos um ancestral comum há cerca de seis milhões de anos.
O comportamento humano ainda está cheio de inércias e de rastos de comportamentos atávicos dos primatas que nos levam a guerras. Esses comportamentos, que partilhamos com eles são três: a necessidade de estabelecer e defender territórios e fronteiras que separam os grupos, o sentido de propriedade e, finalmente, o ordenamento do grupo com base em hierarquias rígidas.
Os comportamentos agressivos para defender o território, a propriedade e a liderança hierárquica estão na origem de todas as controvérsias, de todos os conflitos, de toda a guerra humana, já que são os mesmos que também estão na raiz de todas as guerras dos primatas.
Portanto, a partilha dos bens, a eliminação das fronteiras, respeitando e celebrando as diferenças, e a eliminação de hierarquias são estratégias da humanidade. Dois mil anos atrás, num mundo muito violento, Jesus de Nazaré propunha já essas estratégias.

Site Meter