segunda-feira, janeiro 17, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTRVISTA Nº 77 SOB O TEMA :

“ÉTICA UNIVERSAL” (7 e último)


Moral, inscrita no coração.


Jesus para além de um profeta foi um místico. Sua visão de Deus e a forma como ele se colocou perante a lei e o mundo das relações humanas, privilegiando estas acima das leis e hierarquias, como o demonstrou Jäger Willigis, monge beneditino alemão, que explica onde está a diferença entre uma moral baseada em leis e a ética que vem de uma experiência mística, vem do coração:


- A moral cristã é baseada num conceito duplo: Deus é um mundo fora das pessoas que devem guardar os mandamentos desse Deus externo para cumprirem, para serem premiadas, para encontrarem a salvação futura no além.


A mística, porém, diz:


- O ser humano pode encontrar Deus no mundo, em si mesmo e se isso acontecer, actuará de forma moral.

Hans Küng

Teólogo, católico suíço. Talvez o expoente mais universal da teologia moderna. Audaz, prolífico e controverso, foi suspenso como professor de Teologia no Vaticano em 1979. É um estudante tenaz das religiões do mundo para construir pontes entre elas e, assim, encontrar o caminho para a paz universal. Fá-lo sobre este princípio:

- Não há paz entre as nações sem paz entre as religiões. Não há paz entre as religiões sem diálogo entre as religiões. Não há diálogo entre as religiões sem padrões éticos globais. Não há sobrevivência do nosso mundo sem uma ética global, uma ética universal.

Hans Küng participa de um Projecto de Ética Global que começou em 1990 e preside, desde 1995, à Fundação para uma Ética Global. Entre suas numerosas obras, é altamente recomendável "Em busca de nossas pistas.A dimensão espiritual das religiões do mundo "(Debate Editorial, 2004), que abrange em profundidade a história, crenças, rituais e tradições de todas as grandes religiões da humanidade, para que possamos encontrar em cada uma delas pontos de contacto, valores, denominadores comuns.

Küng disse na apresentação:
Com este livro, eu convido-os a conhecerem melhor tão diversas como misteriosas e fascinantes, as grandes religiões d mundo. O livro contém o que hoje deve saber cada homem e cada mulher que quer opinar com algum conhecimento dos factos sobre os acontecimentos actuais. Porque, para julgar o estado actual do mundo, hoje temos de ser competentes, não só na economia, cultura e sociedade, mas também na religião.

Site Meter